RENEE: o projeto que quer tornar a indústria europeia mais circular através da remanufatura

O futuro da indústria passa por se tornar mais sustentável e circular. A pensar nisso, o projeto RENEE, do qual o INESC TEC é parceiro, quer usar robótica avançada e inteligência artificial (IA) de apoio à gestão da produção e cadeia de valor, nos processos de remanufactura flexível, isto é, incluir no processo industrial a utilização de produtos que não são novos. Com arranque no início deste ano, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura digital para a gestão dos processos de remanufactura de produtos, bem como um conjunto de ferramentas que vão permitir as indústrias entrar numa nova era, em que a economia circular estará em foco em todo o processo produtivo.

 

Ao longo dos próximos quatro anos, o RENEE quer alterar o paradigma da indústria na União Europeia. “Um dos grandes objetivos do projeto passa pela implementação de sistemas de produção centrados no ser humano com base em robótica avançada e IA. A ideia é que as empresas compreendam o valor acrescentado da remanufactura, explorando as mais recentes tecnologias, permitindo processos flexíveis e reforçando as competências da mão-de-obra. Queremos demonstrar a viabilidade técnica, financeira e ambiental deste conceito em múltiplos setores industriais e, acima de tudo (re)lembrar a necessidade do reskilling e upskilling da neste novo contexto de modelos de negócio circulares”, explica o investigador do INESC TEC, António Baptista.

Desse modo, no final do projeto será disponibilizado ao mercado um conjunto de ferramentas, como por exemplo, módulos de produção para remanufactura sustentável, ferramentas digitais de planeamento de produção que permitem a rastreabilidade dos produtos, bibliotecas de competências de robôs, entre outros. Além disso, o projeto prevê a qualificação e a requalificação da mão-de-obra, através da implementação de uma plataforma educacional e de um conjunto de tecnologias de suporte ao operador.

“O INESC TEC, através de diferentes domínios de investigação, será responsável pela identificação e gestão de estratégias de remanufactura aplicáveis a diferentes modelos de negócio circulares, desenvolvendo novas metodologias e ferramentas para redesenho de produtos e processos de produção. Além disso, está prevista o desenvolvimento e implementação de algoritmos avançados para permitir a automatização de tarefas (como a desmontagem de produtos) e o desenvolvimento de um digital twin de chão de fábrica, que permitirá um maior controlo do ambiente produtivo”, acrescenta António Baptista.

O impacto social deste projeto está alinhado com o paradigma da economia circular e do desenvolvimento sustentável, ao maximizar a reutilização de produtos e componentes no processo de fabrico, reduzindo a poluição e a extração de materiais e criando (ou renovando) postos de trabalho técnicos.

O RENEE – Flexible Remanufacturing Using AI and Advanced Robotics for Circular Value Chains in EU Industry– é financiado em € 6 999 531,25 pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia ao abrigo do acordo n.º 10113841. O INESC TEC conta com um financiamento na ordem dos 400 mil euros.

 

Disclaimer: Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou do CINEA. Nem a União Europeia nem a entidade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelas mesmas.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC 

 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal