Robô agrícola desenvolvido em projeto coordenado pelo INESC TEC viaja até França

Criar futuro na agricultura em conjunto. Este foi o mote do World FIRA 2023, um evento internacional de agricultura robótica, que teve lugar entre os dias 7 e 9 de fevereiro em Toulouse, França, e que contou com a participação do INESC TEC, representado no evento através do seu Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e da iniciativa TEC4AGRO-FOOD. Esta oportunidade permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido no projeto SCORPION, um projeto europeu, coordenado pelo INESC TEC, com o objetivo de desenvolver plataformas robóticas autónomas e económicas para pulverização de precisão inteligente.

Considerado o principal evento mundial de demonstração de tecnologias inovadoras na área de automação agrícola e robótica, o World FIRA – Agricultural Robotics Forum – realiza-se desde 2016 e tem como objetivo reunir fabricantes, produtores e investigadores que procurem fomentar colaborações entre os principais atores da cadeia de valor e envolver outros parceiros estratégicos no processo.

Filipe Neves dos Santos, responsável pelo projeto e investigador do CRIIS, apresentou o projeto através do pitch “SCORPION Project: Cost effective robots for smart precision spraying”, numa sessão integrada no workshop científico que ocorreu no dia 7 de fevereiro sobre segurança e integridade de robôs na agricultura.

Além desta apresentação, a equipa do CRIIS (que contou ainda com André Aguiar, André Baltazar, Domingos Bento, Luís Santos e Tatiana Pinho) e do TEC4AGRO-FOOD (André Sá) presente no evento levou ainda a cabo duas demonstrações do robô pulverizador WETA, designadas “Vineyard: inter-row tillage and spraying”, exibindo desta forma os resultados tecnológicos mais recentes do projeto SCORPION, que incluem uma plataforma autónoma capaz de executar tarefas de monitorização e pulverização de precisão em contexto de culturas permanentes e arbóreas, como são por exemplo as vinhas.

O robô WETA destacou-se por ser a única solução apresentada que realiza pulverização de precisão em contexto de viticultura de encosta. “Esta solução despertou o interesse de vários participantes do evento, permitindo expandir a já atual vasta rede de contactos do INESC TEC”, afirmou Filipe Santos.

Estas demonstrações aconteceram nos dias 8 e 9 de fevereiro, em colaboração com uma empresa de pulverizadores espanhola, e parceira no projeto, a TEYME, numa área exterior, onde mais de 20 plataformas robóticas foram postas à prova em condições agrícolas reais.

Filipe Neves dos Santos, também coordenador do TEC4AGRO-FOOD, explicou a importância de marcar presença nestas iniciativas. “A FIRA é o evento de referência mundial ao nível da robótica para a agricultura, e como tal, é um espaço muito relevante para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente. É um evento que marca o estado da arte da inovação em automação agrícola e robótica, e como tal a participação permite realçar o nosso posicionamento neste setor.”

Considerando que o INESC TEC participa na FIRA desde a sua primeira edição, Filipe Santos assumiu que, “este ano, com a realização de demonstrações em ambiente real, foi particularmente interessante para que os participantes pudessem observar na prática a potencialidade das soluções apresentadas.”

Esta sétima edição do World FIRA regressou ao formato presencial, contando com a participação de cerca de 2000 pessoas.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal