Robôs INESC TEC viajam pelo Norte e Centro do país para apresentar à indústria e aos estudantes a investigação feita na área da robótica

Em dois meses quatro eventos e vários quilómetros percorridos pelos investigadores do INESC TEC acompanhados de diferentes robôs por eles desenvolvidos. O objetivo? Mostrar quer à indústria quer aos estudantes as últimas novidades na investigação feita pelo INESC TEC na área da robótica.

A viagem teve início no Centro Desportivo do Politécnico do Porto e o destaque foi dado ao robô quadrupede. Equipado com sensores, este robô desenvolve funções de vigilância e monitorização, mas pode também ser utilizado para manipulação de objetos, através da integração de um braço robótico. O quadrupede foi o ator principal do INESC TEC no Open Campus, um evento realizado pelo Instituto Politécnico do Porto que tinha como objetivo apresentar as diferentes áreas de formação da instituição, assim como os centros de investigação associados, como é o caso do INESC TEC, como polos de inovação e de cultura. Para além deste robô, os investigadores do INESC TEC divulgaram as linhas de investigação da instituição relacionadas com a robótica industrial e incentivaram os visitantes a explorar as investigações e tecnologias por eles desenvolvidas.

A viagem continuou, desta vez rumo a sul, mais concretamente no concelho de Albergaria-a-velha, onde o INESC TEC participou no OpenDay@Palbit que reuniu mais de 100 líderes do setor da indústria, desde entidades públicas, a representantes do setor e a instituições de investigação e desenvolvimento. O INESC TEC fez uma apresentação e uma demonstração do projeto Hi_rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóveis, financiado ao abrigo das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto, liderado precisamente pela Palbit, entidade responsável pela organização deste evento, tem como objetivo apoiar a digitalização da indústria de componentes automóveis, fazendo, assim, com que o setor de adapte às mudanças decorrentes do processo de transição energética.

“Para além de uma breve apresentação dos desenvolvimentos tecnológicos gerais e em curso relacionados com a digitalização do processo produtivo deste setor, o INESC TEC teve a oportunidade de demonstrar uma solução tecnológica inovadora, que conjuga as tecnologias de robótica colaborativa e visão computacional, para realizar a inspeção de peças de alumínio produzidas a partir de processos de fundição injetada e maquinagem. O evento possibilitou uma oportunidade única para, num só espaço, juntar diferentes stakeholders do Setor de Componentes Automóveis, num ambiente de partilha e discussão aberto em torno do futuro do setor”, explica Luís Rocha, investigador do INESC TEC.

Uns quilómetros mais a norte, desta vez no Europarque de Santa Maria da Feira, os investigadores do INESC TEC marcaram presença no segundo encontro anual de agendas mobilizadoras, em particular no espaço de exposição do Vine & Wine. Desta vez, o robô em destaque foi o Modular-E desenvolvido pela instituição, no âmbito da agenda, para fertilização de precisão. Este robô venceu recentemente um prémio de segundo lugar de melhor robô da feira mundial de robótica para agricultura – a FIRA.

De volta ao ISEP, o INESC TEC voltou a viajar com o robô quadrupede, desta vez para participar no Open Robótica @ISEP, dando a possibilidade aos estudantes de interagirem com o robô. Os investigadores do INESC TEC que marcaram presença nos três dias do evento apresentaram aos estudantes as novas abordagens e tecnologias do mundo da robótica.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal