Tecnologias de ponta em Controlo e Sistemas Dinâmicos debatidas no Porto – INESC TEC em destaque

Num evento marcado pela ligação da academia à indústria, foi destacado o papel de relevo de tecnologias de ponta em Controlo e Sistemas Dinâmicos, nomeadamente, nos domínios do Controlo Robusto e dos Sistemas Lineares de Parâmetros Variantes, em várias áreas da ciência e sociedade.

Durante três dias, a cidade do Porto foi palco não de uma, mas de duas das principais conferências internacionais nos domínios do Controlo Robusto e de Sistemas Variantes no Tempo (LPV). Com mais de 100 participantes provenientes de 20 países, a realização conjunta do 11.º Simpósio de Controlo Robusto (ROCOND’25) e o 6.º Workshop de Sistemas Lineares de Parâmetros Variantes (LPVS’25) permitiu a discussão de temas e apresentação de trabalhos com impacto em áreas tão díspares como a energia, indústria, robótica, transportes ou saúde.

Paulo Lopes dos Santos, investigador do INESC TEC na área da Robótica e Sistemas Autónomos, recorda que a iniciativa conjunta começou a ser em 2023, quando a vontade de um grupo de investigadores se transformou “numa candidatura nacional cuidadosamente preparada”, defendida no Congresso Mundial desse ano da Federação Internacional de Controlo Automático (IFAC, na sigla em inglês).

Ao todo, o evento contou com 103 trabalhos submetidos, reforçando um dos objetivos primários desta conferência conjunta: “a ligação direta entre a academia e a indústria, promovendo a transferência de conhecimento e a resolução de desafios reais”. Precisamente, do lado da indústria foram vários os nomes de referência que marcaram presença, nomeadamente Renault Group, Deimos Engenharia (Elecnor Deimos), Deimos Spaces, e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Para além das sessões que decorreram no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes, entre os dias 2 e 4 de julho, o evento passou ainda pelo laboratório do INESC TEC na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde os participantes internacionais tiveram oportunidade de conhecer o trabalho ali realizado pelo instituto e, com isso, potenciar colaborações internacionais.

Para Paulo Lopes dos Santos, o papel assumido pelo INESC TEC na organização do ROCOND’25/LPVS’25 contribuiu para fortalecer a posição enquanto referência “científica” em áreas de ponta do Controlo e Sistemas Dinâmicos, mas também na vertente organizativa – sendo este mais um exemplo da sua “capacidade de acolher grandes eventos internacionais após um exigente processo de candidatura”.

 O investigador mencionado tem ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal