Tecnologias INESC TEC para o setor da Energia apresentadas em Paris

O INESC TEC voltou a marcar presença no maior evento europeu dedicado ao setor elétrico, a European Utility Week (EUW), que este ano se realizou em Paris (França), de 12 a 14 de novembro.

A presença da instituição no evento deste ano deu-se de duas formas: através de um stand próprio inserido no Pavilhão de Portugal e enquanto líder do projeto europeu InterConnect, com um stand no booth da Comissão Europeia.

A EUW19 recebeu mais de 18 mil visitantes, num total de 800 expositores pertencentes a 100 países.

TEC4ENERGY no stand do INESC TEC

Foram quatro as tecnologias apresentadas pelo INESC TEC, com aplicação na área da Energia, na edição deste ano da EUW19 – três desenvolvidas no âmbito do projeto InteGrid, do qual a instituição é coordenadora técnica, e uma resultado do projeto UNEXMIN.

Um sistema inteligente de gestão inteligente doméstico, um carregador inteligente para veículos elétricos e uma plataforma denominada grid & market hub para troca de dados confiáveis entre os stakeholders de mercado – foram as tecnologias, desenvolvidas no projeto europeu InteGrid, que o INESC TEC apresentou na EUW19. Um robô para monitorização e inspeção de infraestruturas debaixo de água capaz de reduzir o risco humano e os custos e tempo das operações, resultado do projeto europeu UNEXMIN, marcou também lugar na feira.

Foram ainda apresentadas as várias competências científicas que o INESC TEC tem na área da energia, salientando-se a multidisciplinaridade e a capacidade de gerar inovação de base científica, substanciada pelas parcerias de sucesso com a indústria. Foi precisamente pela oferta multidiscplinar que o INESC TEC tem no setor elétrico que a instituição se fez representar por investigadores de quatro centros diferentesCentro de Sistemas de Energia (CPES), Laboratório de Software Confiável (HASLab), Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) e Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) –, garantindo a representação dos quatro clusters da instituição – Energia, Informática, Redes de Sistemas Inteligentes e Indústria e Inovação.

Também a infraestrutura laboratorial que suporta a investigação aplicada do INESC TEC no domínio da energia e os fabricantes de componentes elétricos – o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos – foi apresentada.

João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC, responsável pelo TEC4ENERGY e um dos representantes no evento, salienta que “marcar presença na European Utility Week é uma aposta estratégica na internacionalização das competências da instituição, que procura continuamente novas parcerias e projetos com players de renome para que, em conjunto, sejamos capazes de identificar e responder aos desafios do mercado”.

Representaram também o INESC TEC na EUW19 Luís Seca, administrador executivo do INESC TEC, Ricardo Bessa, coordenador adjunto do CPES, David Rua, Bernardo Silva e Luís Miguel Miranda, investigadores séniores do CPES, Fábio Coelho, investigador sénior do HASLab, André Dias, investigador sénior do CRAS e Luís Guimarães, investigador sénior do CEGI.

O projeto InterConnect na EUW19

O projeto europeu InterConnect, iniciado em outubro e cujo líder é o INESC TEC, foi convidado a fazer parte do booth da Comissão Europeia na EUW19.

 

Foram vários os parceiros do consórcio que marcaram presença no stand do projeto – INESC TEC, EEBUS, Trialog, Yncréa, EDP Distribuição, Thermovault, Gfi, ENEDIS, VizLore Labs, cyberGRID, VUB, VITO EnergyVille, ENGIE, KEO, entre outros – para o apresentar aos visitantes.

David Rua, investigador do INESC TEC e coordenador do InterConnect, foi também convidado para apresentar o projeto e o tema “Interoperabilidade nas redes e casas inteligentes”, no dia 13 de novembro, às 16h00, na sessão “Espaços Conectados”, que decorreu no teatro 4 do espaço da Comissão Europeia no evento. Participaram nesta sessão, moderada por Svetoslav Mihaylov – policy officer da DG CONNECT da Comissão Europeia -, Frances Williamson (ESMIG), Lien van Schepdael (KU Leaven/EnergyVille), Marco Pacchiardo (Alfagroup S.p.A.) e Josef Baumeister (EEBUS).

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal