Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC já recebeu seis dos 12 pilotos previstos. Demonstrações visam dotar soluções industriais de “características distintas de funcionamento e coordenação”.
Os conhecimentos tecnológicos em 5G e de tecnologias facilitadoras da Indústria 4.0 já permitiram ao INESC TEC realizar metade dos pilotos previstos pelo TestBed 5G da NOS, que vai apoiar, até final de 2025, o desenvolvimento de produtos e serviços que usem esta rede de nova geração.
O INESC TEC coordena o pilar da Indústria na Agenda PRR TestBeds – TestBed 5G NOS e Transformação Digital da NOS – e já realizou seis dos 12 pilotos previstos. O Laboratório de Indústria e Inovação (iiLab) do INESC TEC tem sido casa para estas demonstrações.
A coordenação deste pilar e destes pilotos está a cargo dos investigadores do INESC TEC António Almeida e Pedro Senna. As demonstrações têm vindo a promover as valências e a estrutura técnico-científica do iiLab, um espaço mobilizador e adaptado a cenários de testes industriais.
“É uma oportunidade importante no sentido de promover um ambiente de testes zero-cost, financiados pelo PRR, de maneira que as soluções industriais com ADN português estejam preparadas para tirar o melhor partido das redes de comunicação 5G com impacto direto nos processos produtivos, resultando em vantagens competitivas no mercado nacional e europeu, onde estas soluções podem vir a fazer frente à produtos e serviços de empresas multinacionais”, indica Pedro Senna.
O TestBed 5G quer apoiar 165 pilotos para facilitar a transformação de tecnologia em soluções que possam ser comercializadas. Recentemente, o INESC TEC esteve presente na Aveiro Tech Week para dar a conhecer a sua pegada de trabalho. Neste evento internacional, promovido pela Ubiware, António Almeida, Pedro Senna e Hélder Fontes demonstraram dois pilotos: Digital Twin solution, da Infinite Foundry, e “AMR com condução remota imersiva 5G”, da Flowbotic.
“Pudemos ainda verificar as soluções e avanços dos demais projetos TestBed – Test Before Invest – contemplados pela rede nacional. Os investigadores do INESC TEC participaram de eventos de matchmaking com empresas interessadas nas soluções, bem como com parceiros dos outros TestBeds, de maneira a fomentar a colaboração em projetos, serviços e atividades futuras no pós-PRR”, remata Pedro Senna.
Com um investimento de 8 milhões de euros, o TestBed 5G vai ajudar empresas a desenvolver produtos e serviços que usem o 5G em áreas consideradas estruturantes na economia nacional: indústria, retalho, saúde, cidades inteligentes e sustentabilidade.
Aquando do lançamento do projeto, António Almeida indicava que o INESC TEC seria um facilitador e iria “acompanhar o desenvolvimento de um conjunto de pilotos de software e equipamento num contexto quase-industrial”.
O Test Bed 5G é um consórcio composto por NOS, SonaeMC, Wells, contando ainda com a participação do INESC TEC, CEIIA e Ericsson, com seis localizações a nível nacional, entre Lisboa, Porto, Maia e Matosinhos.
Os investigadores citados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.