Três projetos na área das telecomunicações apresentados nos Estados Unidos

Foi no âmbito da disseminação de três projetos europeus na área das telecomunicações que o INESC TEC foi convidado a viajar até à Universidade de Rice, nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área. Além de promover o impacto destes projetos, dois deles liderados pelo INESC TEC, o objetivo da visita passou por impulsionar a imagem do INESC TEC no país, bem como aprofundar o conhecimento mútuo sobre a investigação que está em curso em ambas as instituições, além de anunciar o lançamento de novas iniciativas conjuntas, como por exemplo, a colaboração na organização de workshops.

Os três projetos levados aos Estados Unidos foram o CONVERGE – Telecommunications and computer vision convergence tools for research infrastructures, o TERRAMETA – Terahertz reconfigurable metasurfaces for ultra-high rate wireless communications, e o SUPERIOT – Truly sustainable printed electronics-based IoT combining optical and radio wireless technologies, sendo os dois primeiros liderados pelo INESC TEC.

Luís Pessoa, investigador do INESC TEC, na área de Telecomunicações e Multimédia, e responsável pela coordenação dos projetos liderados pela instituição – CONVERGE e TERRAMETA -, foi o representante nesta viagem. “A visita aos laboratórios e a discussão com vários professores e estudantes de doutoramento foi muito produtiva. A Universidade de Rice é já parceira do projeto CONVERGE, mas foi demonstrado muito interesse nos tópicos que estamos a investigar no projeto TERRAMETA”, afirmou.

Como resultado desta visita foi ainda identificada uma oportunidade de colaboração num workshop dedicado ao reforço da cooperação entre a Europa e os Estados Unidos na área das infraestruturas de investigação. Esse workshop, cuja proposta foi liderada pelo CTM, foi aceite na conferência EuCNC & 6G Summit 2024, que irá decorrer em Antuérpia, na Bélgica, entre 3 e 6 de junho.

Durante a visita, que decorreu no dia 7 de fevereiro, Luís Pessoa foi também responsável por lecionar o seminário com o tema “Reconfigurable Intelligent Surfaces Towards Ubiquitous Communications and Sensing”, no qual, além da apresentação dos projetos e do trabalho desenvolvido nessa área, foi também apresentado o INESC TEC, a sua organização e infraestruturas.

Na comitiva que acolheu o INESC TEC estiveram presentes vários professores da Universidade de Rice, nomeadamente Edward Knightly, Joseph Cavallaro, Rahman Doost e Taiyun Chi.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal