WATSON: o projeto europeu que vai promover a rastreabilidade e o combate à fraude no setor alimentar

Desenvolver ferramentas e sistemas que contribuam para combater a fraude e aumentar a rastreabilidade no setor alimentar é o grande objetivo do projeto europeu WATSON, no qual o INESC TEC participa. O projeto reúne 44 parceiros de 19 países e vai, por um lado, dotar os diferentes stakeholders das cadeias de produção de soluções que lhes permitam aumentar a competitividade e, por outro, consciencializar os consumidores, promovendo a sua confiança quanto ao que pretendem comprar.

Desenvolver ferramentas para aquisição de dados na cadeia de produção; apresentar soluções flexíveis e acessíveis para análise da autenticidade da informação; implementar um livro razão digital (Digital Ledger), usando blockchain, de forma a garantir a autenticidade dos dados; e criar um passaporte digital para os produtos – que poderá ser usado como comprovativo ou meio de informação. Estes são alguns dos principais resultados que o consórcio do projeto WATSON espera alcançar ao longo dos próximos três anos.

O projeto pretende dotar os diferentes stakeholders das cadeias de produção de ferramentas que lhes permitam rastrear os produtos e combater diferentes tipos de fraude, como por exemplo violação de selos ou rótulos, adulteração de produtos ou de informação relativa à proveniência dos mesmos, melhorando consequentemente os seus níveis de competitividade. Em concreto, o grande objetivo a destacar passa pela segurança alimentar, no caso dos produtores, munindo-os de ferramentas que lhes possibilitem assegurar a rastreabilidade e autenticidade dos seus produtos, conferindo-lhes credibilidade e, consequentemente, sustentabilidade. Além disso, o projeto pretende também melhorar a atenção, a consciencialização e a confiança das pessoas relativamente aos produtos alimentares que consomem.

Para tal, o WATSON cobre vários domínios científicos e tem previsto o desenvolvimento de diversas tecnologias, incluindo análises genómicas e de DNA, Visão Computacional, Internet das Coisas e Blockchain. O INESC TEC é responsável por liderar a Atividade que engloba os trabalhos relativos ao desenvolvimento de um conjunto de tecnologias, que visa aumentar a rastreabilidade de diferentes produtos e contribuir para aumentar a informação, prevenção e combate à fraude.

“Para além de liderar toda a atividade de desenvolvimento de tecnologias, o INESC TEC é responsável por uma tarefa que tem por objetivo o desenvolvimento de uma série de ferramentas flexíveis e, tanto quanto possível, de baixo custo, que ajudem na análise e despiste de problemas”, esclarece Pedro Carvalho, responsável pelo projeto no INESC TEC. O investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do Instituto conta ainda que o INESC TEC vai organizar e implementar um dos casos piloto previstos no WATSON, aplicado ao mercado português, que incide na rastreabilidade do setor dos vinhos. O piloto conta com a participação da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e o apoio da SOGRAPE e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP). A participação do INESC TEC resulta da colaboração entre investigadores do CTM e do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS).

O projeto WATSON – A holistic frameWork with Anticounterfeit and inTelligence-based technologieS that will assist food chain stakehOlders in rapidly identifying and preveNting the spread of fraudulent practices – arrancou em março de 2023 e é financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, tendo um orçamento superior a 11 milhões de euros. Reúne 44 parceiros de 19 países, incluindo dois países externos à União Europeia, e ficará concluído em 2026.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal