Economia circular: um desafio e uma oportunidade

Por Ana Alonso, investigadora auxiliar do Laboratório de Software Confiável (HASLab)

O conceito de economia circular baseia-se, essencialmente, em procurar manter os materiais no ciclo económico durante o maior tempo possível. Este aspeto é particularmente relevante em termos de matérias-primas críticas[1], devido à sua raridade ou sustentabilidade de aprovisionamento. Dados relativos a 2016 mostram que as atividades circulares, i.e., reparação, reutilização ou reciclagem, geraram quase 147 mil milhões de euros de valor acrescentado (COM(2019)190). Estima-se que, entre 2020 e 2030, estas estratégias poderão vir a gerar 1,8 biliões de euros de valor acrescentado e apoiar a criação de 1 milhão de postos de trabalho (COM(2019)22), reduzindo as pressões ambientais e sociais e melhorando a autonomia estratégica da UE. Na verdade, o novo Pacto Ecológico Europeu, que serve de roteiro para as principais medidas e políticas de sustentabilidade, inclui o objetivo de alcançar “uma economia circular e com impacto neutro no clima até 2050” (COM(2019)640).

A implementação da economia circular requer informação que abranja todo o ciclo de vida dos produtos – produção, comercialização, utilização, reutilização, reparação, reciclagem – incluindo múltiplos stakeholders. Um dos principais desafios para a concretização desta visão é o facto de os dados relevantes estarem, geralmente, armazenados em silos geridos por diferentes stakeholders, tornando difícil o acesso a informações através de fronteiras institucionais, e dificultando a avaliação do impacto das estratégias ou decisões adotadas de forma holística.

O projeto CircThread visa disponibilizar uma plataforma digital que permite a partilha de dados entre diferentes stakeholders, criando-se um fio digital para cada produto. O INESC TEC participa no projeto CircThread através do CESE e do HASLab, contribuindo para os aspetos de interoperabilidade de dados na plataforma, e para a implementação de contratos de utilização de dados que visam garantir o cumprimento de políticas de acesso, fornecendo uma visão holística dos dados distribuídos sempre que necessário.

Com pilotos envolvendo eletrodomésticos e sistemas de energia domésticos, o CircThread irá testar sete casos de uso de circularidade para produtos recém produzidos ou em fim de vida: 1) localização e rastreamento de produtos como uma cadeia de custódia, 2) aquisição de informação sobre fabrico de produtos, 3) produtos em trânsito e recuperação de peças sobressalentes em pós-venda, 4) recomendações para o uso de produtos em fim de vida, 5) extensão da vida útil através de processos de reparação e do design circular, 6) avaliação de matérias-primas críticas e de produtos químicos, 7) decisões de compra e de utilização por parte dos consumidores.

[1] Para mais informação, consultar https://ec.europa.eu/growth/sectors/raw-materials/areas-specific-interest/critical-raw-materials_en

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal