Escalar o Evereste não é tarefa fácil

Por Bruno Santos, Técnico Especialista do Serviço de Apoio ao Licenciamento.

Uma escalada implica começar num ponto de partida e terminar num local de chegada, com uma altura considerável de diferença. Independentemente da ambição de cada escalada, é sempre necessária uma fase de preparação adequada conforme os desafios previstos pela frente. Analogamente, na área da Propriedade Intelectual, é necessário também um mapeamento de resultados de forma atempada e organizada para otimizar o processo de proteção e valorização dos mesmos. Isto permite que seja atingido um local de chegada superior, e com uma vista de cortar a respiração.

O Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) tem como missão acompanhar e valorizar a atividade de investigação desenvolvida no INESC TEC e, para tal, conta com um alforge de ferramentas que lhe permite atingir os seus objetivos. O SAL promete continuar a melhorar o seu desempenho nesta demanda pela valorização da Propriedade Intelectual.

O ano de 2020 colocou à prova nossa adaptabilidade e perseverança, o que resultou na superação das expectativas mesmo em condições adversas, como a situação pandémica em que nos encontramos atualmente. Assim como o mundo se foi reinventando neste momento tão atípico das nossas vidas, também o SAL tem feito um esforço para dar resposta às necessidades e problemas dos investigadores. Após uma apreciação interna, concluiu-se que seria útil a adição de uma nova ferramenta – o ‘Formulário de Comunicação de Invenção curto’ (‘Invention Disclosure short Form’, em inglês) ou IDsF. O formulário curto tem como objetivo facilitar a comunicação entre o serviço e os investigadores, de forma a tornar a resposta do SAL mais customizada e adequada às necessidades de cada tecnologia. Este novo formulário foi o resultado de uma colaboração do SAL e da comunidade do INESC TEC, e contou tanto com a contribuição de investigadores como de administradores. O formulário curto recebeu bastante feedback positivo e construtivo, o que permitiu melhorar a sua interpretação e clareza. A primeira versão encontra-se disponível desde o início do ano 2021 na INTRANET do INESC TEC. Este documento, com a extensão de uma única página, antecede o ‘Formulário de Comunicação de Invenção’ (‘Invention Disclosure Form’ na versão inglesa) ou IDF, visando reduzir o tempo e otimizar o esforço colocado na comunicação de resultados.  Assim sendo, esperamos com isto facultar aos investigadores uma ferramenta que permita um acompanhamento contínuo dos resultados gerados ao longo do seu percurso, e aumentar o interesse dos mesmos neste processo essencial para a estimulação da inovação.

Aproveitamos para desejar um excelente e frutuoso 2021 e para relembrar que, em qualquer altura, momento ou lugar, podem sempre contar com uma equipa de SALvamento a postos para ajudar e aconselhar sobre o melhor percurso. Queremos estar presentes para os nossos investigadores em todas as fases desta escalada e assim que alcançado o destino, desfrutar da vista juntos.

Evereste (créditos: Andreas Gäbler, Unsplash)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal