Novos desafios num incomparável mundo novo

Por Ana Lemos, do Serviço de Controlo de Gestão

Pediram-me para vos escrever acerca do INESC TEC, o mesmo será dizer que me pedem uma opinião para o período compreendido entre o final de fevereiro até à data de hoje.

Olhando para o (quase) um ano que passou, essa nova vida que profissionalmente se traduziu num novo desafio no INESC TEC, e pessoalmente em pouco mais do que a palavra “pandemia”, é difícil não nos focarmos nas contrariedades que escaparam, em grande medida, ao nosso controlo, e que nos impulsionaram a procurar na nossa própria força uma resposta positiva, buscando em cada um de nós, a nível pessoal e institucional, um rumo prometedor.

Esta foi, e assim se mantém, uma conjuntura de incerteza, com um mundo que se apresenta em parco crescimento económico tendo, em todos nós, despertado a contenda diária para que o mundo não pare. É neste quadro que, se me permitem, vos posso falar do que é este aglomerado de pessoas que constituem esta organização, porque é com eles que todos os dias enfrento desafios que eram impensáveis. Porque não falamos apenas do desafio do teletrabalho, do desafio da nova forma de gerir o quotidiano, mas fundamentalmente o desafio da dúvida do amanhã, da questão essencial que é a sobrevivência do mundo como o conhecemos.

Porque o INESC TEC, essa família organizada, mostrou-me que o mais importante são as pessoas, e que juntos podemos vencer todas estas adversidades, aliás mostrou-me que vencê-las em conjunto é condição para que cada um de nós seja motor indispensável para atingir os objetivos da prosperidade e crescimento a que aspiramos.

É, também por isso que o INESC TEC se encontra na vanguarda das oportunidades que esta fase apresenta, estando preparado para o elevado nível de desafio trazido pela necessidade de inovação e transformação digital e tecnológica, quer pelo reconhecimento da importância de investimento e procura de profissionais qualificados, mas também pela definição de estratégias capazes de se auto conduzir e conduzir outros neste ambiente de mudança

Não me restam dúvidas que o futuro apela à dinâmica proativa, coesa e plural, ao compromisso de envolvimento no pensar e no agir, para os quais, estou convencida, esta é uma família preparada e profundamente capaz. Para a qual pretendo continuar modestamente a dar o meu singelo contributo, procurando manter nos seus elevados padrões de excelência científica que nos enchem a todos de um enorme orgulho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal