O primeiro ano do INESCTEC.OCEAN marcou um período intenso de construção, consolidação e afirmação enquanto iniciativa agregadora das atividades relacionadas com aplicações no mar dentro do INESC TEC. Ao longo destes 12 meses, o INESCTEC.OCEAN, com a ambição de ser um Centro de Excelência em Investigação e Engenharia Oceânica, transformou uma visão partilhada num ecossistema ativo, multidisciplinar e orientado para o impacto científico, tecnológico e societal.
Desde o seu lançamento, foram reunidas competências provenientes dos diferentes centros de investigação do INESC TEC e também foram recrutadas competências complementares, como a área das infraestruturas marítimas, permitindo integrar globalmente áreas como a observação e monitorização do oceano, sensores e instrumentação avançada, robótica e sistemas autónomos, dimensionamento de estruturas offshore, energia oceânica renovável, ciência de dados e inteligência artificial aplicada ao meio marinho. Esta integração permitiu criar uma abordagem verdadeiramente transversal e agregadora, capaz de responder, de forma holística, aos desafios complexos do oceano.
Ao longo do primeiro ano, o INESC TEC esteve envolvido em múltiplos projetos nacionais e europeus, reforçando a sua presença em redes internacionais de excelência e contribuindo para agendas estratégicas ligadas à sustentabilidade dos oceanos, à Economia Azul e à transição digital. No âmbito dos projetos em curso, foram desenvolvidas e testadas novas tecnologias para monitorização ambiental, exploração e proteção dos ecossistemas marinhos, muitas delas validadas em contexto real, incluindo ensaios no mar e em ambientes costeiros. Estes desenvolvimentos permitiram melhorar a recolha, a análise e a interpretação de informação oceânica, contribuindo para a capacitação tecnológica do ecossistema nacional que cresce no centro gravítico do INESC TEC, que não só contribui diretamente para uma compreensão mais aprofundada do meio marinho, mas também permite o aumento da qualidade e confiança das tomadas de decisão informada por parte de entidades públicas e privadas.
Paralelamente, o INESCTEC.OCEAN investiu fortemente na capacitação de pessoas, envolvendo investigadores seniores, jovens investigadores e estudantes de doutoramento e mestrado. O primeiro ano foi marcado pela formação de equipas multidisciplinares, pela supervisão de trabalhos académicos e pela criação de um ambiente estimulante para a inovação, a criatividade e o desenvolvimento científico.
O INESCTEC.OCEAN afirmou-se também como um espaço de colaboração estreita com a indústria, autoridades públicas, academia e outros stakeholders, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia. Parcerias estratégicas foram estabelecidas com empresas e instituições nacionais e internacionais, resultando no desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas e iniciativas de inovação orientadas para necessidades reais do setor marítimo.
Ao nível das infraestruturas, o INESCTEC.OCEAN tem apoiado particularmente a execução do projeto Hub Azul de Leixões – Polo I, que, entre as suas obrigações, contempla a construção de uma bacia oceânica com geração de ondas. Um investimento fulcral que proporcionará, tanto ao INESC TEC como às restantes instituições consorciadas, condições de teste para estruturas offshore equivalentes aos testes em mar. Com 18 mil metros cúbicos de dimensão – e uma profundidade de 10 metros -, quando concluída, a bacia figurará entre as maiores infraestruturas de testes de tecnologia marinha na Europa.
A comunicação e o envolvimento com a sociedade foram igualmente prioridades. O INESCTEC.OCEAN participou em eventos científicos, tecnológicos e de divulgação científica. Destaca-se, por exemplo, a organização do evento “Camões, o Mar, a Tecnologia e a Ciência Portuguesas”, focado no paralelismo entre os desafios científicos dos navegadores na época dos Descobrimentos e os desafios atuais na exploração e conhecimento do mar. Igualmente inserido na comemoração dos 40 anos do INESC TEC, este momento procurou aumentar a literacia oceânica e aproximar a investigação da sociedade. Um esforço que reforça o papel do Centro de Excelência como agente ativo na promoção de um oceano mais sustentável, resiliente e tecnologicamente avançado.
Ao atingir o seu primeiro aniversário, o INESCTEC.OCEAN olha para o futuro com ambição e responsabilidade. O trabalho desenvolvido neste primeiro ano lançou bases sólidas para um percurso de excelência, inovação e impacto, reforçando o compromisso com a ciência, a engenharia e a exploração sustentável do oceano, salvaguardando o património essencial para as gerações futuras. Mas nada disto seria possível sem o empenho e o envolvimento dos investigadores do INESC TEC, que assumiram de forma clara e comprometida o desafio de transformar esta ambição em realidade. O trabalho desenvolvido resulta de um esforço coletivo e de uma equipa dedicada, que esperamos que nos próximos anos continue a crescer e a consolidar esta iniciativa para um futuro mais azul.
Por Diana Viegas, Coordenadora do INESCTEC.OCEAN

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!