Conheça a E-REDES

A E-REDES, antiga EDP Distribuição, é o Operador de Rede de Distribuição (ORD) em Portugal Continental.

Estivemos à conversa com Susete Albuquerque, Project Innovation Manager na E-REDES.

 

 

Organização: E-REDES
Área de negócio: Distribuição de energia elétrica
Nome: Susete Albuquerque
Função na organização: Project Innovation Manager
Centro do INESC TEC com que colaboraram: Centro de Sistemas de Energia (CPES)
Projeto em colaboração: TDX-ASSIST

Responsáve no INESC TEC: Leonel Carvalho e Tiago Soares

 

Qual é a ligação da E-REDES com o INESC TEC?

Trabalhei com a equipa do INESC TEC no âmbito de vários projetos europeus dos programas-quadro FP7 e H2020. O TDX-ASSIST foi um projeto do H2020 onde a E-REDES e o INESC TEC, tendo terminado a 30 de setembro de 2020.

Quais são os principais resultados desta colaboração?

As trocas de informação são um tema cada vez mais atual, onde o operador de rede assume um papel central e de facilitador das mesmas. Tendo em conta a importância deste assunto, a E-REDES participou, em conjunto com o INESC TEC, no projeto TDX-ASSIST – que teve por objetivo desenvolver novas metodologias e ferramentas interoperáveis que permitissem a troca segura em grande escala de informação relevante e inovadora entre DSO e TSO.

No sentido de reforçar e operacionalizar novas necessidades de trocas de informação por parte do operador de rede de distribuição, que assume um papel central e de facilitador, temos dado continuidade a esta temática noutros projetos europeus que também envolvem a participação do INESC TEC.

O projeto TDX-ASSIST desenvolveu e implementou novos cenários de troca de informação de cariz operacional e de planeamento entre DSO e TSO tendo em conta standards existentes, bem como troca de informação entre DSO e o mercado.

No caso português, tratou-se de um projeto importante dado ter envolvido tanto o DSO nacional como o TSO, E-REDES e REN, respetivamente.

Como tem sido a experiência com o INESC TEC?

A equipa do INESC TEC tem sido um parceiro que nos tem acompanhado em várias iniciativas europeias com profissionalismo, eficácia e eficiência. Temos trabalhado conjuntamente em vários projetos europeus no âmbito das smart grids, com sucesso nos resultados atingidos.

O que valoriza nesta colaboração?

O trabalho que temos vindo a desenvolver com o INESC TEC tem sido muito importante, quer em termos de conhecimento, quer em termos de desenvolvimento de novos casos de estudo que possam servir o distribuidor. Colaborámos no passado, estamos a colaborar no presente com vários projetos europeus importantes como EUniversal, Interconnect e OneNet e esperamos, claro está, em colaborar no futuro.

O que podemos esperar nos próximos anos da E-REDES?

Tendo em conta o papel de relevo do operador de rede de distribuição na transição energética, a E-REDES, no âmbito da participação em projetos europeus, procurará reforçar a sua participação e contribuir para estratégias de eficiência e sustentabilidade que vão desde a operação do sistema à facilitação ativa do mercado, trabalhando em estreita colaboração com parceiros de referência a nível europeu e nacional, onde obviamente, se inclui o INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal