Conheça a Elergone Energia

A Elergone Energia oferece uma visão global e estratégica na sustentabilidade energética e económica das empresas. Em concreto, a Elergone Energia oferece soluções que conjugam os três grandes fatores que permitem às empresas atingir os seus objetivos: preço de energia competitivos, otimização do consumo de energia e produção de energia de forma descentralizada.

No mês dedicado ao tema dos projetos PRR, estivemos à conversa com Amândio Ferreira, da Elergone Energia, cuja colaboração com o INESC TEC já tem um forte histórico no passado, mas também já um caminho definido para o futuro, com os quatro novos projetos aceites no âmbito do PRR.

 

 

Organização: Elergone Energia Lda
Área de negócio: Setor elétrico (Comercialização de energia elétrica / Consultadoria / Mobilidade elétrica / Instalação PV)
Nome: Amândio Ferreira
Função na organização: Responsável I&D
Centros do INESC TEC com que colaborou: Centro de Sistemas de Energia (CPES) e Laboratório de Software Confiável (HASLab)
Projetos em colaboração e responsáveis no INESC TEC:

  • InterConnect – David Rua e Ricardo Bessa
  • POCITYF – Justino Rodrigues
  • ELFOS – Ricardo Bessa
  • NegoCER – José Villar
  • Turn Green – Fábio Coelho
  • PCM to improve energy efficiency – Zenaida Mourão
  • Micro-redes híbridas AC/DC – Clara Gouveia
  • Novas soluções de carga de veículos elétricos – Ricardo Bessa

 

Qual é a ligação da Elergone com o INESC TEC?

A Elergone Energia e o INESC TEC têm uma ligação que nasceu há muitos anos atrás e que se fortaleceu, particularmente, ao longo da última década. Foi durante este período que aprofundamos a colaboração, sobretudo na área dos projetos de inovação, com diversos projetos conjuntos. Um dos primeiros e mais relevantes foi o ELFOS (ELergone FOrecasting Services), uma plataforma de suporte à comercialização de energia elétrica que permitiu à Elergone melhorar a performance das suas previsões, reduzindo os desvios e, consequentemente, as penalizações inerentes à compra de energia no mercado grossista de eletricidade.

Quais são os principais resultados desta colaboração?

Esta colaboração tem ajudado a Elergone a estar a par das soluções tecnológicas mais inovadoras. Além disso, tem permitido à empresa testar e validar algumas dessas soluções e perceber a aplicabilidade de determinadas tecnologias à respetiva atividade. Depois de testadas e validadas, as soluções dão origem a novas ferramentas, úteis à operação da empresa, novos serviços, que a Elergone disponibiliza aos clientes, novos processos, etc… Outro resultado, menos óbvio mas igualmente relevante, tem que ver com o constante subir da fasquia. Temos a necessidade de acompanhar o state of the art , que tem reflexos nos crescentes níveis de ambição das nossas equipas, que tem vindo a abraçar uma cultura cada vez mais centrada na excelência, baseada em soluções tecnológicas de valores acrescentado que colocamos ao dispor dos nossos clientes e da sociedade.

Como tem sido a experiência com o INESC TEC?

Tem sido muito enriquecedora e proveitosa! O INESC TEC, enquanto instituto de interface, tem mostrado a capacidade de conciliar o know-how académico com o mundo empresarial. As diferentes equipas têm um conjunto de competências vasto e com provas dadas, que tem conseguido responder aos desafios que lhes temos lançado num setor em forte mudança. Para além do já referido projeto ELFOS, temos colaborado em projetos relacionados com temas como a mobilidade elétrica, a flexibilidade do lado da procura, as comunidades de energia renovável, entre outros…

O que valoriza nesta colaboração?

Acima de tudo, a abertura, o desafio mútuo e a partilha de objetivos. É muito importante para as empresas ter os institutos de interface como parceiros para a incorporação de conhecimento e inovação na sua atividade, mas é igualmente importante para os institutos de interface encontrar nas empresas a abertura e disponibilidade para aplicar o seu conhecimento ao mundo real, levando à criação de valor, social, económico e ambiental.

Num futuro próximo, a Elergone vai colaborar num novo projeto com o INESC TEC, no âmbito dos PRR. Quais são as expectativas?

A Elergone Energia vai colaborar com o INESC TEC em quatro projetos no âmbito do PRR. Partilho apenas uma short description de cada um dos projetos:

  • Turn Green – plataforma digital de suporte à descarbonização das organizações;
  • PCM to improve energy efficiency – utilização de phase changing materials para aumento da inercia térmica de sistemas de frio para aproveitamento da flexibilidade;
  • Micro-redes híbridas AC/DC – soluções de gestão de micro-redes privadas em edifícios de serviços com vista ao aumento da eficiência energética;
  • Novas soluções de carga de veículos elétricos – gestão de carregamento bidirecional de veículos elétricos em edifícios de serviços.

A expectativa é elevada! Pretendemos criar e validar soluções para introduzir na nossa oferta de serviços cada vez mais baseada em dados, em soluções “smart”, dotadas de inteligência para gerir de forma ótima os ativos energéticos dos nossos clientes. No fundo, essa é a grande pretensão da Elergone Energia: posicionar-se enquanto solution provider junto dos seus clientes, com uma vasta gama de produtos e serviços que retirem o tema da energia e descarbonização da lista de preocupações dos seus clientes. Para lá chegarmos precisamos de continuar a investir em inovação e em colaborações como aquela que contruímos ao longo dos últimos anos com INESC TEC.

O que podemos esperar nos próximos anos da Elergone?

Acima de tudo muita ambição, transformação e inovação. Estamos a apostar num conjunto de novos produtos e serviços que pretendem contribuir positivamente para as ambiciosas metas de descarbonização do grupo Sonae, do setor e do país.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal