Conheça a Flowbotic

A Flowbotic pretende desenvolver e produzir os robôs móveis autónomos (AMRs), com inteligência artificial, mais avançados, fiáveis e fáceis de utilizar do mercado, em especial, dos sectores automóvel e da logística. 

Estivemos à conversa com Ricardo Patrício, Diretor Comercial da Flowbotic, com quem o INESC TEC tem colaboradorado recentemente no âmbito das agendas mobilizadoras PRODUTECH R3 e GreenAuto. 

 

Como começou a colaboração entre a Flowbotic e o INESC TEC no âmbito das agendas PRODUTECH R3 e GreenAuto? 

A colaboração entre a Flowbotic e o INESC TEC teve origem ainda antes das atuais colaborações enquadradas nas agendas mobilizadoras PRODUTECH R3 e GreenAuto, no contexto dos desenvolvimentos iniciais do primeiro AMR da Flowbotic. Nessa fase, identificámos a necessidade estratégica de contar com um parceiro académico que colmatasse algumas lacunas tanto ao nível da dimensão da nossa equipa — então em construção — como em áreas tecnológicas específicas na robótica móvel. O INESC TEC destacava-se pela sua investigação avançada em navegação, visão computacional e controlo distribuído, com soluções de elevado nível de maturidade tecnológica (TRL) e aplicabilidade direta em ambientes reais, o que motivou os primeiros contactos. Esta relação foi posteriormente reforçada e formalizada no âmbito das agendas mobilizadoras, permitindo conjugar a capacidade de engenharia aplicada da Flowbotic com o know-how científico, mas aplicado, do INESC TEC. 

 

Quais os principais resultados desta colaboração? 

A colaboração tem resultado em avanços no desenvolvimento de sistemas robóticos móveis inteligentes. Por exemplo, no desenvolvimento conjunto de um AMR empilhador totalmente autónomo, preparado para operar em zonas com elevada complexidade física e operacional, nomeadamente, carga e descarga de camiões. É um AMR que integra diversas tecnologias de ponta, como sejam a navegação por câmaras 3D, deteção inteligente de paletes com visão artificial, e integração com sistemas de gestão de produção. 

Foi ainda desenvolvida uma solução de tele operação com realidade aumentada e transmissão sobre redes 5G, assegurando uma operação segura à distância. Adicionalmente, foram criados sistemas de planeamento de carga com validação de estabilidade e algoritmos de gestão de frotas com coordenação multi-robô. 

Temos o protótipo desenvolvido e montado e estamos prestes a começar testes em ambiente real. 

 

Em que medida a colaboração contribuiu para o desenvolvimento tecnológico e estratégico da Flowbotic? 

Do lado tecnológico, permitiu acelerar o desenvolvimento de soluções de robótica autónoma altamente diferenciadoras, em particular, o nosso AMR empilhador totalmente autónomo, consolidando competências internas em navegação avançada, visão computacional, software embarcado e integração com sistemas industriais complexos. Esta parceria contribuiu ainda para o amadurecimento da nossa abordagem a soluções escaláveis e preparadas para ambientes fabris reais. 

Do ponto de vista estratégico, trabalhar com uma entidade de referência nacional em investigação aplicada como o INESC TEC — com forte ligação à indústria — trouxe não só credibilidade técnica, como também visibilidade acrescida junto do ecossistema. Algumas destas colaborações já se estendem a contextos industriais concretos, onde testamos e validamos tecnologias em cenários reais. 

Além disso, acreditamos que esta relação tem sido de benefício mútuo, uma vez que a Flowbotic já tem várias dezenas de AMRs em indústrias exigentes, como o automóvel, o que nos permite contribuir com casos de estudo que impõem requisitos desafiantes para o desenvolvimento das soluções, ajudando a aproximar a investigação de aplicações práticas com impacto direto no terreno. 

  

O que valoriza nesta experiência com o INESC TEC? 

A Flowbotic olha para esta colaboração como um catalisador para inovação aplicada de tecnologias com um TRL intermédio, que podem ajudar a diferenciar os nossos AMRs a médio prazo. E que, como consequência, podem também ter um impacto direto na competitividade da indústria portuguesa. 

Valorizamos a colaboração, o co-desenvolvimento e partilha de conhecimento em áreas de vanguarda como a localização robusta, visão e navegação 3D, cibersegurança, redes 5G, etc. 

 

 

O que podemos esperar desta colaboração nos próximos anos? 

Pretendemos continuar esta parceria estratégica com INESC TEC com um enfoque grande no desenvolvimento de tecnologias com TRL intermédio, mas incontornáveis para manter a Flowbotic na vanguarda da robótica móvel inteligente. 

Esta colaboração com o INESC-TEC permite à Flowbotic antecipar as necessidades da indústria a médio e longo prazo, explorando áreas como navegação 3D, inteligência artificial aplicada à tomada de decisão autónoma e algoritmos avançados de coordenação de frotas. 

Para reforçar esta pareceria, prevemos a participação conjunta em novos projetos nacionais e europeus, com ambição de escalar as nossas tecnologias para outros setores industriais e diferentes geografias.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal