A NVISION está sedeada em Barcelona e é especializada em edge AI, Internet-of-Things (IoT) e sistemas de computação avançada. Colaborou com o INESC TEC no âmbito do projeto A-IQ Ready, do programa Horizonte Europa (2022–2023), um grande consórcio dedicado ao avanço da edge AI através de sensores quânticos, arquiteturas RISC-V e aceleração de inteligência artificial (IA).
Falámos com Oxana Evseeva, Edge AI Product, e Gonzalo Salinas, Edge & Computing Unit Manager, da NVISION.
Qual é a história de colaboração entre a NVISION e o INESC TEC?
A NVISION e o INESC TEC iniciaram a sua colaboração em 2023 no âmbito do projeto A-IQ Ready, uma importante iniciativa europeia que envolveu 50 parceiros de 15 países. O projeto tinha como objetivo desenvolver soluções de ponta para a indústria, tirando partido da aceleração de IA, de sensores quânticos e da IoT. Desde então, mantemos uma coordenação técnica mensal para criar uma plataforma de computação híbrida que integra, de forma consonante, diversos aceleradores de IA. Ambas as organizações trabalharam em estreita colaboração na combinação de esforços de hardware e software. O INESC TEC criou uma ferramenta inovadora que adiciona automaticamente as instruções de software necessárias, tornando a utilização dos aceleradores avançados desenvolvidos pela NVISION mais fácil e intuitiva.
No âmbito do projeto A-IQ Ready, quais foram os principais desafios e aprendizagens resultantes do trabalho numa vasta rede europeia de investigação e inovação?
O A-IQ Ready destaca-se como um dos nossos projetos mais impactantes, combinando investigação de ponta com aplicações industriais concretas.
O projeto permitiu-nos desenvolver tecnologias complexas e aprender como diferentes parceiros abordam os seus casos de uso. Esta colaboração ofereceu uma oportunidade rara de observar de perto como surge a inovação, de interagir diretamente com as equipas de engenharia em torno de desafios técnicos e de integrar tecnologias diversas em demonstradores coesos.
Entre os resultados mais relevantes, destacamos a identificação de aplicações industriais de elevado valor para os nossos aceleradores de IA nos setores de energia, automóveis, saúde digital e indústria. Os encontros presenciais, como assembleias gerais e workshops técnicos, foram essenciais para acelerar o progresso, estimular soluções criativas e fortalecer as relações no consórcio. A NVISION desempenhou um papel central no desenvolvimento da plataforma de computação híbrida e dos aceleradores de IA (INTERA Cognit Falcon AI Accelerator) e desenvolveu modelos de IA para o sistema de monitorização do condutor em habitáculo, que combina múltiplos indicadores de saúde com dados visuais para detetar fadiga e reforçar a segurança automóvel.
Que impacto considera que o hardware de edge AI eficiente terá nos vossos mercados nos próximos anos?
O hardware de edgeAI eficiente vai transformar as indústrias na próxima década, ao permitir o processamento local de dados na origem. Isto torna cada dispositivo IoT e cada câmara inteligente independentes da infraestrutura de cloud, respondendo ao crescimento exponencial de dispositivos conectados e da geração de dados em todo o mundo.
Os nossos aceleradores de ultrabaixo consumo traduzem-se em eficiência energética, poupança de custos, baixa latência e privacidade, essenciais para aplicações em tempo real. À medida que continuamos a melhorar o desempenho do hardware, a otimização de modelos de IA e a integração cloud-edge, reduzimos também o custo do hardware, impulsionando a adoção da edge AI para que se torne dominante nos setores de energia, automóveis, automação industrial e saúde digital.
Como avaliam a vossa experiência com o INESC TEC?
A nossa experiência com o INESC TEC foi excecional. A equipa combina uma competência de engenharia notável com qualidades humanas igualmente impressionantes: escuta ativa, orientação para a solução, condução eficaz de reuniões, cumprimento de prazos, comunicação clara e resposta genuinamente atenta. O INESC TEC acolheu um importante workshop técnico e a Assembleia Geral final no Porto com grande profissionalismo e cuidado, criando um ambiente em que todo o consórcio pôde colaborar de forma eficiente em torno dos objetivos comuns do projeto.
O que valorizam mais nesta colaboração?
Acima de tudo, valorizamos o talento ao nível de engenharia, de classe mundial, bem como os laboratórios de última geração do INESC TEC e – sobretudo – as suas qualidades humanas excecionais, traduzindo-se em comunicação aberta e genuína vontade de colaborar. Sentimo-nos verdadeiros parceiros na prossecução de objetivos comuns, com cada membro da equipa plenamente comprometido em entregar resultados.
O que podemos esperar da NVISION nos próximos anos?
A NVISION está a avançar na I&D em saúde digital, energia, indústria, aceleração de edge AI e conceção avançada de ASIC (digital, analógica e neuromórfica). As principais iniciativas incluem:
- Lançar a NVISION Academy para afirmar a liderança na indústria e formar a próxima geração de talento nas áreas de aceleração de IA na edge e de conceção de Application-Specific Integrated Circuit (ASIC);
- Comercializar o nosso portfólio de aceleradores de IA com SDKs e demonstradores prontos para produção;
- Entregar soluções de edge AI genéricas e personalizadas para PME europeias e apoiar grandes OEM na contratação externa de desenvolvimento de ASIC;
- Tirar partido da nossa posição no INTERA Group para oferecer inovação em semicondutores de ponta a ponta, desde o desenvolvimento de propriedade intelectual até à integração completa em sistemas.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!