Conheça a VizLore

VizLore Labs Foundation (VLF) é uma organização de I&D sem fins lucrativos dedicada a projetos inovadores em todos os setores de IoT.

Recentemente, conversamos com Milenko Tošić, Diretor de Inovação. 

 

 

Nome: Milenko Tošić
Organização: VizLore Labs Foundation
Área de negócio: I&D em TIC  
Função na organização: Diretor de Inovação
Centro do INESC TEC com que colaborou: Laboratório de Software Confiável (HASLab) e Centro de Sistemas de Energia (CPES)
Nome do projeto e responsável no INESC TEC: 
Projeto InterConnect, David Rua e Fábio Coelho

 

Qual é a ligação da VLF com INESC TEC?

VLF colabora com o INESC TEC no âmbito do projeto InterConnect, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia. O INESC TEC é a entidade responsável pela coordenação do projeto, estando a VLF a cargo do work package dedicado ao desenvolvimento do processo de interoperabilidade.  

Quais são os principais resultados desta colaboração? 

O principal objetivo do projeto InterConnect é promover e demonstrar a interoperabilidade semântica em e/ou entre edifícios inteligentes e domínios de energia. A VLF e o INESC TEC lideraram as atividades relacionadas com o desenvolvimento do plataforma de interoperabilidade do InterConnect – que inclui facilitadores da interoperabilidade sintática e semântica, da segurança e da proteção da privacidade, e dos mercados P2P.

Ambas as organizações irão apoiar e implementar a já referida plataforma de interoperabilidade nos pilotos de grande escala do InterConnect, dando apoio aos parceiros na integração das suas próprias plataformas digitais e serviços nos ecossistemas semanticamente interoperáveis do InterConnect. 

Como tem sido a experiência com INESC TEC?

Como entidade coordenadora, o INESC TEC desempenha um papel de excelência na liderança de projetos tão complexos e desafiadores como o InterConnect. Nesse sentido, e como responsável pelo work package, a VLF pode sempre contar com o apoio do INESC TEC na execução de tarefas de gestão mais complexas. Além disso, o INESC TEC transporta para as tarefas técnicas do projeto toda a sua experiência – reconhecida mundialmente – em termos de liderança de I&D, muitas vezes resultando em soluções inovadoras.  

O que valoriza nesta colaboração?

Colaborar com o INESC TEC nas tarefas técnicas necessárias para concluir o processo de interoperabilidade do InterConnect foi, e ainda é, uma experiência muito positiva. A equipa do INESC TEC está sempre disponível para colaborar e trabalhar em parceria, sobretudo na definição do rumo que o projeto deve seguir.

Além disso, e como entidade coordenadora do projeto, o INESC TEC apoia sempre os líderes de cada tarefa na organização de grandes equipas compostas por vários parceiros, ajudando-as a cumprir objetivos complexos e ambiciosos.  

O que podemos esperar nos próximos anos da VLF?

Em primeiro lugar, pretendemos dar seguimento ao excelente trabalho colaborativo até ao final do projeto. À medida que a plataforma de interoperabilidade do InterConnect se for tornando pública, a VLF e o INESC TEC irão estudar estratégias conjuntas para explorar os resultados do projeto. A VLF está disposta a trabalhar com o INESC TEC em novos projetos nos domínios da energia, da IoT, da DLT, da IA, entre outros. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal