Conheça o IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IP (IPMA, I.P.) é o serviço nacional meteorológico, sísmico e oceanográfico de Portugal. 

 Recentemente, estivemos à conversa com Vítor Hugo Magalhães, Investigador Auxiliar do IPMA 

 

 

Nome: Vítor Hugo Magalhães
Organização: Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., Divisão de Geologia Marinha e Georrecursos
Área de negócio: Investigação em Geologia Marinha 
Função na organização: Investigador Auxiliar 
Centro do INESC TEC com que colaborou: Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS)
Nome do projeto e responsável no INESC TEC: 
Projeto GROW (lonG-Range brOadband underwater Wireless communications), Rui Lopes Campos 

 

Qual é a ligação do IPMA com INESC TEC?

O IPMA tem sido parceiro do INESC TEC em vários projetos de investigação, em particular a minha ligação ao INESC TEC iniciou-se em 2015, no âmbito do projeto BLUECOM+ (PT02_Aviso4_0005) Connecting Humans and Systems at Remote Ocean Areas using Cost-effective Broadband Communications, com financiamento EEA Grantse no âmbito do projeto GROW (PTDC/EEI-COM/29466/2017Long-range Broadband Underwater Wireless Communications, ambos coordenados pelo Rui Campos. 

Quais são os principais resultados destas colaborações?

Ambos os projetos focaram o desenvolvimento de conceitos inovadores de comunicação marítima (BLUECOM+) e submarina (GROW) e a sua demonstração em situação real. Nestes ao IPMA coube a definição dos principais cenários de aplicação destas soluções de comunicação e a coordenação das provas de conceito em ambiente real. 

Estes projetos tiveram o resultado de apresentar soluções exequíveis e de baixo custo para necessidades de comunicação marítima e submarinas com que o IPMA se depara na maior parte dos cruzeiros de investigação que o IPMA desenvolve frequente e regularmente. 

Como tem sido a experiência com INESC TEC?

A colaboração com o INESC TEC tem sido extremamente útil e muito vantajosa para o IPMA, e penso que também para o INESC TEC. Para o IPMA esta colaboração tem a vantagem de permitir o contacto com investigadores de áreas complementares às áreas de investigação presentes no IPMA. Esta colaboração tem permitido abordar e resolver problemas de comunicações marítimas e submarinas de forma eficiente e que por si só não teriam sido conseguidas isoladamente. 

O que valoriza nesta colaboração?

O fator que mais tem valorizado esta colaboração tem sido o facto de permitir uma estreita e intensa colaboração entre áreas distintas da investigação, com perspetivas e áreas do conhecimento diferentes, mas que se têm complementado e permitido desenvolver, testar e aplicar soluções para a resolução de problemas específicos. 

O que podemos esperar nos próximos anos do IPMA?

O IPMA está a desenvolver esforços no sentido da aquisição de séries temporais longas de vários parâmetros geofísicos, geoquímicos, sedimentares e biológicos dos oceanos e de caracterização geológica do fundo marinho para riscos naturais e recursos vivos e não-vivos. Para estes objetivos, a colaboração e a complementaridade de várias das linhas de investigação do INESC TEC serão de grande importância. Nesta perspetiva, futuras colaborações entre as duas instituições serão muito vantajosas para ambas e serão fundamentais para o desenvolvimento de projetos de investigação de nível de excelência. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal