Oriol Pla, DEXMA

Nome: Oriol Pla
Nome da Organização: DEXMA
Área de negócio: I&D
Função na Organização:Gestor de Projetos de I&D
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Centro de Sistemas de Energia (CPES)
Responsáveis pelo projeto no INESC TEC: Filipe Joel Soares e André Guimarães Madureira
Título do projeto: FEEdBACk

Qual é a sua ligação profissional ao INESC TEC? 

Comecei a trabalhar na DEXMA em fevereiro de 2019, como engenheiro de projetos de I&D, nomeadamente no âmbito do FEEdBACk, liderado pelo INESC TEC. A DEXMA foi convidada a participar numa candidatura H2020 em 2017, e foi aí que teve início a sua relação com o INESC TEC – essa mesma candidatura acabou por ser a vencedora. Vários colegas na DEXMA conhecem o INESC TEC há vários anos, tendo participado em diversas iniciativas FP7 e H2020; segundo eles, a relação com o INESC TEC é excelente, tanto a nível profissional, como pessoal.

Descreva, de forma sucinta, os principais projetos que realizou com o INESC TEC.

A DEXMA tem vindo a trabalhar em parceria com o INESC TEC nos últimos três anos, nomeadamente no projeto FEEdBACk, liderado pelo Instituto. O principal objetivo deste projeto é aumentar a eficiência energética no terceiro setor e em edifícios habitacionais, através da mudança de comportamentos, promovida por uma aplicação. O Energy Management Software (EMS) da DEXMA foi a ferramenta selecionada para monitorizar este processo.

Quais são os principais resultados dos projetos?

O principal objetivo do FEEdBACk é a promoção da eficiência energética através de mudanças comportamentais. De forma a atingir essa meta, o principal resultado foi o desenvolvimento de uma estratégia de gamificação baseada numa plataforma TIC mais abrangente (onde se incluiu a ferramenta desenvolvida pela DEXMA). Assim, é dada aos stakeholders a oportunidade de poupar energia, ao mesmo tempo que se promove a participação dos consumidores finais. No que diz respeito à DEXMA, este foi o primeiro contacto com técnicas de gamificação e mudança comportamental, com vista à eficiência energética. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de testes; vários utilizadores de três cidades europeias encontram-se a utilizar uma app que promove a melhoria dos comportamentos associados ao consumo de energia. No entanto, e devido à pandemia da COVID-19, foi impossível testar esta solução em edifícios públicos, pelo que a equipa se encontra discutir e a planear alternativas para avaliar esses mesmos comportamentos.

Como classificaria a sua experiência de trabalho junto do INESC TEC?

Gostaria de salientar o profissionalismo de todos os membros da equipa INESC TEC, sempre dispostos a ajudar e a colaborar, mantendo um elevado nível de excelência. Além disso, e no que diz respeito à minha experiência, são pessoas excelentes; no último consórcio, tanto o Filipe Soares, como o André Madureira, me incentivaram a falar em português, tendo elogiado a minha fluência, um gesto particularmente simpático.

Considera a possibilidade de colaborar com o INESC TEC no futuro?

Sentimo-nos extremamente agradecidos por nos terem convidado a juntar a este “mundo H2020 de I&D”. Além disso, e caso a DEXMA deseje integrar projetos colaborativos no futuro, iremos ficar muito felizes por poder trabalhar em parceria com o INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal