Rui Barros, MITMYNID

Nome: Rui Barros

Nome da Organização: MITMYNID

Área de Negócio: Transportes e logística

Função na Organização: CEO

Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Centro de Sistemas de informação e de Computação Gráfica (CSIG)

Responsável pelo projeto no INESC TEC: Rui Barros

Título(s) do(s) projeto(s) MIELE; WiderMoS

Qual o histórico da relação com o INESC TEC?

Os fundadores da MITMYNID foram investigadores no INESC TEC durante cerca de 20 anos. Em 2016, a equipa iniciou uma nova aventura – a criação da spin-off.

A participação em diversos projetos ligados ao transporte de mercadorias e à logística permitiram consolidar um conhecimento muito profundo do setor. A experiência adquirida conduziu a equipa ao desenvolvimento de conceitos disruptivos no âmbito de projetos realizados no INESC TEC e, a partir desse conhecimento, a MITMYNID tem desenvolvido produtos para o mercado global.

Somos hoje aquilo que construímos durante duas décadas a fazer investigação e inovação!

Descreva brevemente os principais projetos que realizou em colaboração com o INESC TEC.

Ao longo dos anos no INESC TEC, diversos projetos contribuíram para estabelecer uma base de conhecimento em ciência e em tecnologia e, a partir daí, desenvolver novos conceitos aplicados a casos de negócio. Foi o caso de projetos como o MIELE, onde a equipa no INESC TEC apoiou o Porto de Leixões na criação do conceito europeu de Logistics Single Window (LSW). O projeto WiderMos permitiu desenvolver a tecnologia e comprovar a aplicabilidade do conceito de LSW.

Após a criação da empresa, temos tido colaborações com o INESC TEC em projetos de inovação e de investigação tendo em vista o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Quais os resultados relevantes que pode destacar nesses projetos?

Os resultados mais relevantes nos projetos MIELE e WiderMoS foram o conceito disruptivo para o setor e a tecnologia desenvolvida que acabou por possibilitar criar um Modelo de Referência e realizar a prova do conceito. Na Europa, vários pilotos foram concretizados e, hoje em dia, o interesse por esses resultados é crescente.

Qual a sua opinião sobre a experiência de colaboração com o INESC TEC?

A colaboração de uma empresa com uma instituição de interface como o INESC TEC é fundamental para que sejam criadas novas dinâmicas de inovação dentro da empresa.

Pelo facto de toda a equipa de uma empresa estar focada num negócio específico, dificilmente consegue libertar esforço para idealizar novos produtos e, acima de tudo, soluções disruptivas. É aqui que se encontra uma das mais-valias da colaboração com o INESC TEC. Quando uma empresa é capaz observar as necessidades do mercado e trabalhar com uma equipa criativa como a do INESC TEC, o resultado leva necessariamente a um avanço significativo e à criação de produtos diferenciadores.

Quais as perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC?

Na MITMYNID estamos sempre à procura de soluções para o mercado dos transportes e logística. Vários estudos apontam que os próximos anos serão de grande relevância para a logística e por esse motivo queremos estar sempre na dianteira da tecnologia, apresentando produtos e serviços de elevado valor para o mercado. Estamos convencidos que esta ligação umbilical com o INESC TEC irá permitir concretizar esta ambição.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal