Testemunho da Maxdata, pela voz de Paulo Sousa

Nome: Paulo Sousa
Nome da Organização: Maxdata Software, S.A.
Área de negócio: Software para a área da saúde
Função na Organização: CEO
Centro do INESC TEC com que colaborou: HASLab – Laboratório de Software Confiável
Responsável pelo projeto no INESC TEC: Rui Oliveira
Título do projeto: SafeCloud

 

1. Qual o histórico da relação com o INESC TEC? (quando começou, como se desenvolveu, …)

Antes de me juntar à Maxdata Software (https://www.maxdata.pt), fui investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – grupo de investigação Navigators do LASIGE. Foi nesse contexto que aconteceu o primeiro contacto com o HASLab. Durante vários anos colaborámos com o HASLab através da participação conjunta em projetos nacionais e internacionais na área da tolerância a faltas. Quando transitei para o mundo empresarial em 2010, mantive o contacto com o HASLab e desde então temos mantido uma colaboração ativa.

2. Descreva brevemente os principais projetos que realizou em colaboração com o INESC TEC.

O projeto europeu SafeCloud (https://www.safecloud-project.eu/) foi o mais marcante. Decorreu entre setembro de 2015 e agosto de 2018, com um consórcio composto por um conjunto diversificado de parceiros académicos e industriais para além do INESC TEC e da Maxdata Software: Cloud & Heat GMBH (Alemanha), Cybernetica AS (Estónia), INESC ID (Portugal), Technische Universität München (Alemanha) e Université de Neuchatel (Suíça).
O objetivo principal do SafeCloud era impedir quebras de privacidade na nuvem, algo particularmente importante na domínio em que a Maxdata opera, a área da saúde.

3. Quais os resultados relevantes que pode destacar nesses projetos?

No contexto do projeto SafeCloud, a Maxdata integrou o seu produto principal (Clinidata®) com um sistema de gestão de base de dados inovador (SafeCloud Database), desenvolvido pelo INESC TEC e pela startup SafeCloud Technologies. A SafeCloud Database permite cifrar dados pessoais em memória e gerir volumes de dados gigantescos (big data). Mais de 100 profissionais da área da saúde tiveram a oportunidade de utilizar e avaliar uma versão experimental do software Clinidata® integrado com o SafeCloud Database.

4. Qual a sua opinião sobre a experiência de colaboração com o INESC TEC?

Os investigadores do INESC TEC têm uma ligação muito próxima ao mundo empresarial, conseguindo conciliar investigação de ponta com as necessidades de curto prazo das empresas. Há claramente um sentido muito prático naquilo que fazem. Penso que estas é uma das principais vantagens do INESC TEC.

5. Quais as perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC?

A Maxdata Software mantém-se em contacto com o INESC TEC, existindo um esforço conjunto de procurar projetos que tenham interesse para ambas as instituições.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal