A situação grave que o país atravessa provocou uma queda acentuada nas reservas nacionais de sangue, que se encontram praticamente esgotadas – principalmente dos tipos de sangue O-, B- e A+.
Nesse sentido, o INESC TEC apela a todos aqueles que reúnam as condições necessárias para dar sangue que o façam. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tem campanhas de doação em curso, que podem ser consultadas no seguinte endereço: http://www.dador.pt/onde-dar/lista-de-recolhas.
No caso da cidade do Porto, por exemplo, o Centro de Sangue Transplantação do Porto funciona de 2ª feira a sábado, das 08h às 19h30.
Tendo em conta as restrições de circulação em alguns dias da semana, ao abrigo do Estado de Emergência que o país se encontra, o IPST.IP disponibiliza declarações de circulação a todos aqueles que pretendem dar sangue. A declaração pode ser descarregada aqui.
As condições necessárias para alguém poder ser dador de sangue encontram-se na infografia. O processo de doação de sangue consiste em quatro fases: 1) inscrição e resposta a um inquérito por escrito; 2) consulta médica de avaliação ao estado clínico, de forma a avaliar a possibilidade de efetuar a dádiva; 3) depois da dádiva é dada uma pequena refeição, de forma gratuita, pelo IPST.IP; 4) o dador recebe, no fim, um cartão nacional de dador.
Tendo em conta a atual situação pandémica, os seguintes cuidados adicionais são também tidos durante este processo:
- Avaliação da temperatura corporal por termómetro contactless a todos os intervenientes que acedam à zona da Sessão de colheita, (dadores antes de se inscreverem, organizadores, responsáveis ou outros).
- Disponibilização de SABA (Solução Alcoólica Bacteriana) em vários pontos.
- Uso obrigatório de máscara, agora em vigor, mas que já era procedimento habitual nas nossas colheitas em toda a área.
- Obrigatoriedade da manutenção de distância física de 2 m (à exceção dos atos médicos que a tal obriguem: avaliação de Tensão Arterial e Hemoglobina e punção).
- Desinfeção individual dos materiais não descartáveis usados nos dadores (cadeiras, garrotes, etc…).
- Inclusão de perguntas no questionário médico de rastreio sobre a Covid-19.
Mais informações podem também ser consultadas no website oficial do IPST: http://www.dador.pt/
Todos os contributos são bem-vindos!
Aquando da doação, podem também indicar a disponibilidade para serem potenciais dadores de medula óssea. As condições necessárias são: 1) pesar, pelo menos, 50 Kg; 2) ter idade entre os 18 e os 45 anos; 3) ser saudável.
Os técnicos do IPST estão disponíveis para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ter sobre qualquer uma destas ações.
Estas e outras iniciativas inserem-se na missão de Responsabilidade Social do INESC TEC. No decorrer do mês de janeiro, grupos de investigadores da instituição já promoveram ações de solidariedade junto de algumas instituições.
Os investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC decidiram oferecer 100 bolos-rei à instituição “Virar a Página”. Esta instituição, com sede em Braga – área de localização geográfica do HASLab – presta apoio a famílias carenciadas. A Virar a Página começou com um grupo de voluntários na cantina do Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) até se tornar independente, focando-se agora em ajudar “aqueles que precisam de Virar a Página”, como a própria instituição refere.
Também os investigadores do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC decidiram apoiar financeiramente uma instituição – a Associação Cais, que dedica a sua atividade à integração social de pessoal em situação de pobreza e/ou exclusão social. Esta associação de solidariedade social sem fins lucrativos, criada em 1994, dispõe de centros nas cidades do Porto e de Lisboa.
Apelamos a todos aqueles que possam contribuir e fazer a diferença na vida de pessoas que, por favor, o façam. Vivemos uma situação de imensa dificuldade, onde qualquer contributo pode fazer uma enorme diferença.
Aos que puderem, apelamos também para que fiquem em casa!