A pandemia, a Black Friday e as cadeias de abastecimento: afinal o que significa resiliência?

INESC TEC Science Bits – Episódio 36

Link para o episódio

 

Convidados: Ricardo Zimmermann e Pedro Senna, investigadores do INESC TEC

Palavras-chave: logística, cadeias de abastecimento, resiliência, sustentabilidade, intralogística

 

Pedro Senna e Ricardo Zimmermann, investigadores do INESC TEC

Um episódio gravado no rescaldo de mais uma Black Friday e, por isso, dedicado a um tema que não podia ser mais pertinente: cadeias de abastecimento.

À conversa com Ricardo Zimmermann e Pedro Senna, investigadores do INESC TEC, recuamos ao período pandémico – altura em que se começaram a verificar várias alterações de cariz ambiental, social e económico que levaram a uma transformação das cadeias de abastecimento. Quem não se recorda, por exemplo, da escassez, a nível global, de semicondutores? Uma escassez que ainda não se encontra completamente ultrapassada e que impacta diversos setores de atividade, como é o caso do setor automóvel.

E, é neste contexto, que surge o ReSChape, um projeto europeu que está a analisar o impacto destas alterações e que vai propor estratégias e modelos de gestão, visando uma maior sustentabilidade e resiliência das cadeias de abastecimento. O projeto pretende ainda garantir que as pessoas passam a estar no centro dos negócios.

Mas, afinal, que transformações são estas? Que fatores impactaram as cadeias de abastecimento? O que são cadeias de abastecimento sustentáveis e resilientes? O que significa resiliência? É o que vamos descobrir neste episódio.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal