A tecnologia encontra a democracia

INESC TEC Science Bits – Episódio 18

Link para o episódio

Oradores convidados:

Rita Costa, INESC TEC, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Bragança

Nuno Moniz, Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão do INESC TEC e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Palavras-chave: democracia | tecnologia | redes sociais | brexit | inteligência artificial | eleições autárquicas

Nuno Moniz e Rita Costa
Nuno Moniz e Rita Costa

Em 2018 o Facebook foi alvo de escândalo. Nessa altura, jornalistas revelaram que a empresa americana Cambridge Analytica utilizou a informação de mais de 50 milhões de pessoas sem o seu consentimento para fazer propaganda política. Essa informação havia sido obtida através do Facebook e serviu para a disseminação de desinformação junto de eleitores na rede social. Para muitos, isto foi fraude política.

Esta é só uma das várias histórias atribuladas que surgem quando juntamos democracia a tecnologias de big data, inteligência artificial, redes sociais, etc. Neste episódio do Science Bits vamos falar de política e tecnologia à luz das eleições autárquicas que se aproximam. Nuno Moniz e Rita Costa dão comentário.

Nuno Moniz é investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão do INESC TEC e professor convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Rita Costa é professora assistente convidada em Cultura Digital no Instituto Politécnico de Bragança e técnica de comunicação no INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal