Como é que a informática pode ajudar na luta contra o cancro?

INESC TEC Science Bits – Episódio 13

Link para o episódio

Oradores convidados:

Hélder Oliveira, Centro de Telecomunicações e Multimédia

Eduardo Castro, Centro de Telecomunicações e Multimédia

Palavras-chave: cancro | visão por computador | diagnóstico | planeamento cirúrgico | medicina personalizada | reabilitação | tecnologia

Hélder Oliveira e Eduardo Castro

Cancro da mama – a tecnologia como um aliado

Estima-se que uma em cada 11 mulheres na União Europeia vá desenvolver cancro da mama antes dos 74 anos de idade. Esta é a doença cancerígena mais comum em mulheres, mas as expectativas de sobrevivência estão a aumentar. Atualmente, se diagnosticado atempadamente, o cancro da mama precoce tem uma probabilidade de cura entre os 70 e 90%. São estatísticas mais animadoras, mas que trazem outras questões para cima da mesa. Se mais mulheres estão a sobreviver ao cancro, então mais mulheres vivem com as sequelas desta doença. Tais sequelas podem ser de foro fisiológico ou até mesmo estético, e é neste âmbito que a engenharia tem sido um aliado na luta contra o cancro.

No Centro de Telecomunicações e Multimédia, vários investigadores têm vindo a desenvolver tecnologias para auxiliar profissionais de saúde no rastreio, planeamento cirúrgico, avaliação estética e reabilitação do cancro da mama. Neste episódio do Science Bits, vamos descobrir que trabalho tem sido desenvolvido e como é que tecnologia e informática podem ajudar tanto pacientes como clínicos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal