Mário Rui Santos, Wavecom

Nome: Mário Rui Santos
Nome da Organização: Wavecom SA
Área de negócio: Sistemas Wireless e Telecomunicações
Função na Organização: Co–CEO e Business Development Manager
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM)
Responsáveis pelo projeto no INESC TEC: Rui Campos e Luís Pessoa
Título do projeto: MareCOM, HiperWireless, WhereIs, Mobilizador 5G

Qual é a sua ligação profissional ao INESC TEC? 

A relação da Wavecom com o INESC TEC data de 2014 com o projeto HiperWireless. Dados os bons resultados nesse projeto, decorrentes da expertise do INESC TEC e da sua metodologia de gestão de projetos de I&D, que é bastante objetiva e convergente com a nossa lógica de desenvolvimento de tecnologia e produto, a relação desenvolveu-se com a realização de um número crescente de projetos ao longo do tempo.

Descreva, de forma sucinta, os principais projetos que realizou com o INESC TEC.

HiperWireless foi um projeto no qual desenvolvemos tecnologia de comunicações em micro-ondas na banda de 17GHz, à data uma banda isenta de licenciamento, visando disponibilizar, nessa banda, sistemas equivalentes aos existentes em bandas de 5GHz, mas com vantagem do limitado potencial de interferência.

MareCOM foi um projeto ligado ao setor marítimo. O projeto MareCOM consistiu no desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, que permitiu servir as comunidades que operavam em ambiente marítimo com ligações fiáveis e de banda larga.

Muito recentemente, terminámos o projecto WhereIs, um projeto que teve como objetivo criar uma tecnologia de localização em ambiente indoor, capaz de dar resposta às necessidades no setor da saúde e da cultura, tirando partido de protocolos standard IoT.

Temos a decorrer ainda o projeto Mobilizador 5G, no qual estamos envolvidos conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos 5G para aplicações veiculares e também de uma sonda de sinal 5G, como elemento de um sistema de monitorização de serviços e de rede 5G. Este projeto é uma oportunidade de estar no desenvolvimento de produtos para uma tecnologia que vai ter mercado mundial. Estamos a ser pioneiros no desenvolvimento de tecnologia para produtos de nicho dentro da enorme abrangência do 5G.

Tivemos também uma colaboração muito importante, ao fazermos conjuntamente parte do consórcio que ganhou o fornecimento da rede de sondas de televisão digital terrestre para o regulador ANACOM. Isto resultou num projeto, no qual o INESC TEC assumiu o papel de consultor científico para a validação dos equipamentos de medição desenvolvidos pela Wavecom, e como tal, das medições dos sinais e desempenho global do sistema de monitorização que foi fornecido à ANACOM e que constitui a ferramenta de análise e de recolha de dados para monitorizar e divulgar publicamente o estado da cobertura TDT no território. Foi também o inicio de um produto que é detido pela Wavecom e a Ubiwhere, especificamente vocacionado para monitorização com o nome RPROBE.

Quais são os principais resultados dos projetos?

Para além do projeto de monitorização TDT que já referi, é necessário olhar individualmente para cada projeto…

HyperWireless foi um projeto em que desenvolvemos tecnologia de comunicações em micro-ondas na banda de 17GHz, à data uma banda isenta de licenciamento, visando disponibilizar nessa banda sistemas equivalentes aos existentes em bandas de 5GHz, mas com vantagem do limitado potencial de interferência. Chegámos ao ponto de termos piloto em ligações ponto-a-ponto e ponto-multiponto, com o hardware e software desenvolvidos, e estávamos num ponto de poder produtizar o protótipo, mas a regulamentação de espectro foi alterada justamente nessa altura tornando a banda licenciada e a oportunidade tornou-se desinteressante do ponto de vista comercial.

O WhereIs resultou numa tecnologia que estamos a produtizar e também estamos a registar patente. É uma área estratégica para a Wavecom e contamos ter uma linha de produtos a ser comercializada com variantes para diferentes mercados sectoriais: saúde, logística, cultura, segurança.

O Mobilizador 5G está na fase dos testes da tecnologia desenvolvida e já estamos a fazer análise de cobertura de rede 5G na cidade de Aveiro com o sistema de monitorização, sendo que no caso do equipamento terminal 5G ainda temos desenvolvimento em curso.

Como classificaria a sua experiência de trabalho junto do INESC TEC?

Identificámos no INESC TEC vários pontos fortes:

  • uma excelente equipa de investigadores envolvidos nos projetos;
  • uma relação próxima com a gestão, resultando em processos simples e ágeis;
  • flexibilidade e apetência para escutar a nossa visão sobre os problemas, oportunidades e abordagens, percebendo que o racional de uma empresa é o mercado;
  • uma posição/credibilidade muito forte, nacional e internacionalmente, sedimentada em qualidade e quantidade de trabalho passado e também na cultura de parcerias;
  • atitude de prospeção de projetos, aportando ideias e mantendo um diálogo contínuo connosco;
  • valorização e promoção da Wavecom como parceiro e valorização contínua da relação.

Considera a possibilidade de colaborar com o INESC TEC no futuro?

A Wavecom é muito ativa na identificação de oportunidades no mercado e temos uma cultura de inovar para diferenciar a nossa oferta. A relação de proximidade que já desenvolvemos tende a gerar naturalmente projetos, quer por nossa iniciativa, quer por iniciativa do INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal