Há mais um investigador do INESC TEC a ser elevado a Fellow do IEEE – um dos maiores e mais prestigiados reconhecimentos na área da engenharia. A atribuição foi dada a Ricardo Bessa, investigador do INESC TEC, onde lidera a área de sistemas de energia, pelas suas “contribuições na previsão de energia renovável e respetiva integração em ferramentas de apoio à decisão”, como se pode ler na nota enviada por Kathleen A. Kramer, Presidente e CEO do IEEE.
De acordo com Ricardo Bessa, “a aposta de Portugal nas energias renováveis, iniciada há mais de duas décadas, abriu oportunidades e impôs desafios ao desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas capazes de lidar com a sua variabilidade e incerteza. Em 2006, no INESC TEC, tive a oportunidade de contribuir para este esforço, desenvolvendo ciência que apoiasse a integração da produção renovável no sistema energético”.
O trabalho do investigador tem sido fundamental, não só para o INESC TEC, mas para o setor elétrico, ao contribuir com novas soluções com potencial transformador no que diz respeito às energias renováveis – e respetiva integração nos sistemas de energia – a nível internacional.
”O reconhecimento do nosso colega Ricardo Bessa como Fellow do IEEE é muito prestigiante e inteiramente merecido. Resulta de um percurso individual de calibre e consistência notáveis, marcado por visão, rigor científico e capacidade de criar soluções com impacto. Para nós, no INESC TEC, é também uma confirmação da excelência científica que cultivamos, do impacto real que a nossa investigação procura ter em áreas críticas para o futuro, e da projeção internacional do trabalho feito a partir de Portugal, com rigor, ambição e espírito de missão pública”, destaca João Claro, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.
O grau de Fellow é atribuído aos membros seniores do IEEE com um histórico notável de conquistas nas áreas de interesse da organização. Neste caso, como referido, as conquistas de Ricardo Bessa dizem respeito à área dos sistemas de energia, no geral, e às relacionadas com previsão de energia renovável e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), em particular. O grau de Fellow é o mais alto desta associação e é reconhecido como uma distinção de grande prestígio e um importante marco na carreira científica.
A nomeação de Ricardo Bessa tem efeitos a partir de 1 de janeiro de 2026. Todos os anos menos de 0,1% dos membros votantes do IEEE são elevados a Fellow, mostrando, assim, o quão reservada é esta distinção.
Ainda de acordo com o novo Fellow do IEEE, “numa época em que a ciência enfrenta um ‘estranho’ dilema existencial, marcado por dúvidas sobre a sua relevância para a economia, torna-se ainda mais importante valorizar trabalhos e percursos profissionais que, de múltiplas formas, geraram impacto e foram reconhecidos internacionalmente pela comunidade científica”.
Ricardo Bessa é investigador no INESC TEC desde 2006. Já participou em mais de 50 projetos europeus e nacionais, publicou mais de 200 artigos. Doutorado com distinção, em 2013, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no programa doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia, – instituição onde, aliás, em novembro de 2025, concluiu, com sucesso, as suas provas de agregação -, Ricardo Bessa já viu atribuídos três pedidos provisório de patentes e esteve na origem da fundação da empresa spin-off Prewind, em 2010. O seu trabalho já tinha sido distinguido pelo prémio de excelência da ESIG (Energy Systems Integration Group), também pelas contribuições para a previsão da produção renovável.
Ricardo Bessa junta-se, assim, aos investigadores do INESC TEC João Abel Peças Lopes, João Gama e Vladimiro Miranda, que já tinham também conseguido atingir esta distinção de Fellow do IEEE.
Sobre o IEEE
O IEEE é a principal organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para benefício da humanidade. Tem mais de 500 mil membros em 190 países e é líder nas áreas de engenharia eletrotécnica e de computadores e outras relacionadas. A organização pública, aproximadamente, um terço da literatura técnica, a nível mundial, nestas áreas e tem um portfólio ativo composto por mais de mil standards.
A nível mundial, são também mais de 2 mil as conferências que o IEEE patrocina a cada ano. Mais informações aqui.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!