Da academia à indústria, o INESC TEC tem colaborado com várias comunidades internacionais com o objetivo de definir um roteiro estratégico de I&D para a integração de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) no sistema elétrico do futuro. Os artigos publicados em revistas científicas de topo são o reconhecimento da investigação e dos contributos dos investigadores que trabalham na área.
São três os artigos, validados por pares e publicados em revistas científicas de quartil 1, que abordam dimensões complementares da aplicação da IA ao setor energético, e que contam com Ricardo Bessa, recentemente elevado a Fellow do IEEE, como coautor.
O artigo A perspective on foundation models for the electric power grid, publicado na revista Joule, aborda o potencial dos modelos fundacionais de IA aplicados às redes elétricas. O trabalho discute como estes modelos podem apoiar a monitorização, planeamento e operação dos sistemas elétricos, ao mesmo tempo que identifica desafios críticos relacionados com a qualidade e disponibilidade dos dados, a escalabilidade dos modelos e a necessidade de garantir robustez e fiabilidade em infraestruturas críticas.
Na iScience foi publicado um artigo centrado na interação entre humanos e sistemas de IA em infraestruturas críticas, como as redes de energia. O trabalho Human-AI interaction in safety-critical network infrastructures analisa como a introdução de sistemas inteligentes em salas de controlo e processos operacionais deve ser feita de forma centrada no operador humano, garantindo transparência, explicabilidade e confiança. Os autores defendem que a IA não deve substituir o decisor humano, mas sim atuar como um sistema de apoio à decisão, complementando o conhecimento e a experiência dos operadores.
O terceiro artigo, Current and Future Applications of Artificial Intelligence in Power Systems: A Critical Appraisal, publicado no Journal of Modern Power Systems and Clean Energy, apresenta uma análise crítica das aplicações atuais e futuras da IA em sistemas de energia. O estudo avalia o estado de maturidade das tecnologias existentes, identifica limitações e riscos e aponta direções futuras de investigação, reforçando a necessidade de integrar a IA com disciplinas consolidadas, como os sistemas de energia e a investigação operacional. Na mesma edição da revista, foram ainda publicados dois artigos complementares por outros grupos internacionais, que reforçam e aprofundam esta visão.
“Na prática, com estes artigos estamos a consolidar oportunidades e linhas prioritárias de investigação reconhecidas pela comunidade científica internacional. Para além disso, o INESC TEC tem vindo a assumir um papel ativo em várias iniciativas internacionais estratégicas, nomeadamente a participação no GridFM, uma iniciativa internacional focada no desenvolvimento de modelos fundacionais para redes elétricas ou o envolvimento na iniciativa AI.grids, atualmente em arranque, que visa criar o European Foundation Model para redes elétricas”, revela Ricardo Bessa, que lidera a investigação no domínio dos sistemas de energia no INESC TEC.
No seu conjunto, estes contributos reforçam o posicionamento do INESC TEC como um ator relevante na definição do futuro da IA aplicada aos sistemas de energia, num contexto internacional cada vez mais competitivo, e lançam as bases para novas propostas e projetos neste domínio.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!