INESC TEC adere à International Data Spaces Association

O INESC TEC tornou-se membro da International Data Spaces Association (IDSA), uma associação que agrupa diferentes empresas e instituições de investigação, e cujo principal objetivo é promover a ciência e a investigação no domínio do desenvolvimento e da criação de arquiteturas seguras para o futuro intercâmbio, partilha e processamento de dados industriais.

A IDSA tem vindo a desenvolver um Modelo de Referência para apoiar a criação de soluções e ambientes seguros e confiáveis para a partilha e troca de dados entre organizações, assente em diferentes princípios. Este Modelo tem vindo a ser aplicado em diversas iniciativas a nível europeu, estando o INESC TEC – através do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) – envolvido em dois projetos: Mobilizador Textil (STVgoDIGITAL) e GREAT (open call H2020 Market 4.0).

Exemplo de uma das soluções desenvolvidas pela IDSA, o International Data Spaces Connector

A adesão a esta associação é de particular importância, pois permite ao INESC TEC ganhar visibilidade neste contexto, passando a ter acesso a informação crítica, e participando em eventuais iniciativas futuras, tais como a participação em Grupos de Trabalho. Mais especificamente, a participação estratégica do INESC TEC traduz-se nas seguintes vertentes: acesso a informação técnica disponibilizada por outros membros; identificação e possível participação em Grupos de Trabalho e apoio a projetos de investigação no qual o INESC TEC está envolvido. Está também prevista a criação de um projeto de demonstração no iiLab, para divulgação às empresas.

A International Data Spaces Association (IDSA) foi criada em 2016, tendo já uma atividade consolidada, com mais de 100 membros de 20 países; atualmente, promove três Grupos de Trabalho e seis hubs a nível europeu, acolhendo quatro comunidades sobre Mobilidade, Indústria, Logística e Saúde.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal