Apps do YAKE! e Conta-me Histórias já estão disponíveis no Google Play

Os projetos de investigação científica YAKE!  e Conta-me Histórias já se encontram disponíveis em formato app no Google Play.

Baseado no artigo científico “A Text Feature Based Automatic Keyword Extraction Method for Single Documents”, vencedor do prémio Best Short Paper Award, promovido na conferência ECIR’18 – 40th European Conference on Information Retrieval, em França, o YAKE! propõe uma abordagem inovadora no campo da informação. Da autoria de Ricardo Campos, Vitor Mangaravite, Arian Pasquali e Alípio M. Jorge, investigadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, Célia Nunes, da Universidade da Beira Interior, e Adam Jatwot, da Universidade de Kyoto, o YAKE! aplica um método mais eficiente de extração de palavras relevantes a partir de textos.

A plataforma Conta-me Histórias conquistou o primeiro lugar dos prémios Arquivo.pt 2018, entregues durante o Encontro Ciência 2018, e foi o vencedor do prémio Best Demo Presentation na conferência ECIR’19 – 41st European Conference on Information Retrieval. Trata-se de uma tecnologia web que possibilita ao utilizador a criação de uma narrativa temporal sobre qualquer temática, através de notícias arquivadas na infraestrutura de investigação pública Arquivo.pt. Recorrendo a esta plataforma, o utilizador tem, então, a oportunidade de navegar livremente entre distintos períodos temporais, com informação devidamente contextualizada, e executar alguns exemplos pré-definidos. O Conta-me Histórias agrega, 24 fontes de notícias eletrónicas, entre jornais e portais nacionais, assegurando a heterogeneidade das fontes informativas. A tecnologia foi igualmente desenvolvida por Ricardo Campos, Vitor Mangaravite, Arian Pasquali, Alípio M. Jorge e Adam Jatwot.

As aplicações referentes aos dois projetos mencionados foram desenvolvidas por João Campos e Simão Samouco, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Final da Licenciatura em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e podem agora ser descarregadas no Google Play: YAKE! e Conta-me Histórias.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FCUP, ao IPT e à UBI.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal