Área de Fotónica do INESC TEC premiada na AOP 2019

Três trabalhos desenvolvidos por investigadores do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC foram distinguidos na conferência AOP 2019 – IV International Conference on Applications in Optics and Photonics, realizada em Lisboa, entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

Duarte Viveiros foi distinguido com o prémio “SPIE Certificate of Excellence for second place student presentation” pelo artigo “Fabrication of periodic structures in optical fibers by femtosecond laser micromachining for sensing applications”. O trabalho apresenta um sistema de fabricação utilizando o laser femtosegundo para desenvolvimento de estruturas periódicas (as redes de Bragg) em fibras óticas monomodo e em fibras especiais sem núcleo. O trabalho explora as vantagens na fabricação das redes de Bragg em fibra ótica com o laser femtosegundo no desenvolvimento de sensores em fibra ótica para temperaturas elevadas.

Duarte Viveiros é aluno de doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e está sob orientação científica de Paulo Marques e Pedro Jorge, também elementos integrantes do CAP.

Por sua vez, o investigador André Gomes, também aluno de doutoramento da FCUP, foi distinguido com o prémio “SPIE Certificate of Excellence for third place student presentation” pelo artigo “Enhanced Temperature Sensing with Vernier Effect on Fiber Probe based on Multimode Fabry-Perot Interferometer”. Este trabalho visa a realização de medições a pequenas escalas, nomeadamente em ambientes biológicos e médicos, onde é fundamental a integração de sensores miniaturizados e adaptados ao local de medição. Com orientação científica a cargo de Orlando Frazão, também colaborador do CAP, este trabalho permitiu o desenvolvimento de um sensor de temperatura numa ponta de taper em fibra ótica multimodo utilizando a técnica de focused ion beam milling.

Finalmente, o prémio “Best Student Poster Award” foi entregue a Catarina Monteiro pelo artigo apresentado em poster intitulado ”3D prototyping of a fiber Bragg grating vibration sensor for power transformers”. Neste trabalho, foram desenvolvidos dois sensores em fibra ótica utilizando a impressão 3D, que permitem deteção de vibrações com frequências até 250 Hz. A aplicação destes sensores em transformadores elétricos para a deteção de vibração permite prever e colmatar possíveis danos da estrutura, diminuindo a possibilidade de falhas no sistema de distribuição energética. O prémio foi atribuído pelo Student Chapter da OSA da Universidade de Aveiro e pela SPOF – Sociedade Portuguesa para a Investigação em Óptica e Fotónica. Aluna de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Catarina Monteiro está sob orientação científica de Orlando Frazão e Susana Silva, elementos do CAP.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal