O INESC TEC, no âmbito de um protocolo de prestação de serviços de consultadoria em Investigação e Desenvolvimento (I&D), está a apoiar a conceptualização de um plano de transformação digital do Banco Português de Fomento (BPF). O objetivo é melhorar a qualidade e eficiência da sua atividade e aumentar a agilidade e sustentabilidade dos processos.
Apoiado no vasto conhecimento científico em inovação do INESC TEC, “este plano envolverá a elaboração de um roadmap de atividades, que apoiarão a reestruturação tecnológica e funcional do BPF, garantindo não só o cumprimento transversal da visão estratégica estabelecida, como também a conceção de produtos, processos ou serviços novos, alterados ou melhorados”, explica José Correia, investigador sénior e responsável da área de Sistemas de Informação e Computação Aplicada do INESC TEC.
Esta intervenção inclui a revisão da arquitetura empresarial do BPF, alinhando-a com as novas tendências e desafios do negócio, enquanto Banco Promocional Nacional, e refletir-se-á em projetos de transformação focados nos domínios arquiteturais de organização e processos, e de sistema de informação e tecnológico.
O projeto BankDigitalTransf tem uma duração prevista de 10 meses e, além de José Correia, envolve os investigadores Henrique São Mamede, José Luis Martins, Susana Oliveira, Jorge Simões e Nuno Flores, do Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE) do INESC TEC.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à Universidade Aberta, à FEUP, e ao ISPGaya.