Colaborador do INESC TEC obtém Certificação Internacional em Transferência de Tecnologia

Daniel Vasconcelos, responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, obteve a designação de Profissional de Transferência de Tecnologia Certificado (em inglês RTTP -Registered Technology Transfer Professional). Trata-se de um padrão internacional que reconhece a experiência, a qualificação e a capacidade de profissionais que trabalham na área de transferência de tecnologia. Daniel Vasconcelos é o terceiro português a conseguir esta designação, atribuída pela ATTP – The Alliance of Technology Transfer Professionals (ATTP).

O Responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC explica que apesar de se tratar de uma certificação individual, sinaliza que existe por parte do Instituto conhecimento sobre boas práticas, linguagem, processos e cultura de transferência de tecnologia para conduzir um processo negocial não só mais robusto, como também mais célere. “Quando se fala a mesma língua e se partilham princípios idênticos, a convergência é mais fácil”, aponta Daniel Vasconcelos.

Segundo o responsável, esta certificação contribui ainda para posicionar   o INESC TEC como um parceiro no contexto da inovação, ajudando universidades, institutos e empresas a estarem melhor preparadas, pela partilha de conhecimento na área, para uma Economia cada vez mais assente em Propriedade Intelectual. “Complementarmente, o INESC TEC surgirá como uma comunidade de excelência para a formação de novos profissionais de transferência de tecnologia, assim como de investigadores e outros profissionais com maior sensibilidade e preparação para o tema”, um requisito “cada vez mais procurado pelas empresas”, aponta o responsável.

A certificação foi atribuída no seguimento de uma candidatura apresentada por Daniel Vasconcelos e validada por um painel de peritos de renome. Para a sua obtenção é necessário cumprir um conjunto de critérios, nomeadamente ter experiência profissional em transferência de tecnologia, frequentar formação avançada, ministrada por entidades reconhecidas pela ATTP, e resolver um problema complexo de transferência de tecnologia, demonstrando a aplicação das competências adquiridas. Atualmente, existem em todo o mundo 638 profissionais RTTP, sendo o Responsável do SAL do INESC TEC o terceiro português a figurar desta lista.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal