Consolidação, crescimento e internacionalização são as metas do INESC P&D Brasil para 2022

A Assembleia Geral (AG) do INESC P&D Brasil aprovou, por unanimidade, o plano estratégico e o orçamento para 2022, assim como o plano orçamentário das atividades relativas a 2021. A AG, que decorreu a 7 de março, em formato digital, foi liderada por Vladimiro Miranda, Diretor Presidente do INESC P&D Brasil, contando com a participação dos representantes de todos os associados e do Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC. Em discussão estiveram as metas do Instituto para este ano, com destaque para a versatilidade da sua atividade, centrada em projetos de investigação e desenvolvimento regulados e não regulados.

Em termos estratégicos, as principais metas do INESC P&D Brasil para 2022 consistem na consolidação, crescimento e internacionalização, que passam pelo avanço da gestão de ciência no Brasil, através da cooperação multi-institucional, multidisciplinar e que visa a transferência de tecnologia. O objetivo é dar seguimento ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo da última década, reforçando o papel do Instituto em áreas como Ambiente e Saúde, Computação e Comunicação, Energia e produção e e Robótica e Sensores.

Do ponto de vista orçamental, com um esquema de gestão híbrido, que combina projetos regulados e não regulados, os resultados da atividade do INESC P&D Brasil apresentam um balanço positivo. “O problema das instituições que apenas têm projetos regulados é que lhes faltam receitas para compensar os custos estruturais completos que têm. Nós, ao reunirmos esse esquema híbrido de projetos regulados e não regulados, conseguimos ir buscar nas margens financeiras libertadas dos projetos não regulados, uma compensação para os défices gerados dos projetos regulados. Esta situação explica porque é que o INESC P&D Brasil, em dez anos, continua sempre a apresentar um saldo financeiro positivo da sua atividade”, afirma Vladimiro Miranda.

Durante a AG, deu-se também destaque à mudança e expansão dos conceitos de Áreas de Investigação (que eram quatro e passam a ser dez) e Áreas de Negócios (que eram quatro e passam a ser oito). Foi ressaltada ainda a notável credibilização de cientistas e universidades envolvidas na atividade do Instituto, já que em 2021 confirmou-se a transição desejada de publicações em eventos para a publicação de artigos em revistas internacionais.”74% das publicações resultantes da investigação com a participação do INESC P&D Brasil foram feitas em revistas internacionais de relevância, o que aponta a maturidade e avanço do trabalho de investigação desenvolvidos”, refere o Diretor Presidente do Instituto.

A Assembleia Geral elegeu igualmente os membros da nova direção do INESC P&D Brasil para o próximo ano: Vladimiro Miranda, como Diretor Presidente, Roberto Piedade, como Diretor Executivo, Mauro Rosa, que mantém o cargo de Diretor de Ciência e Tecnologia e Emília Tostes, como Diretora de Relações Institucionais.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal