Encontro Estratégico debate o futuro do INESC TEC até 2030

No passado dia 4 de novembro, decorreu a edição deste ano do Encontro Estratégico do INESC TEC sob o lema “Building our future together” com vista à discussão alargada para a redefinição do propósito, visão, missão e valores do INESC TEC para o futuro.

Os contributos recebidos no Encontro Estratégico servirão de base global para a preparação de um plano estratégico a ser finalizado no próximo ano e orientará o INESC TEC até 2030. No âmbito do processo de preparação deste plano, o Encontro Estratégico constituiu-se como um dos primeiros passos, prevendo-se futuros momentos de abertura à comunidade para discussão alargada das várias temáticas do Plano.

Com o intuito de a garantir a participação de todos, o Encontro Estratégico contou com algumas novidades tecnológicas. De uma forma dinâmica e com recurso a uma plataforma interativa, foi possível recolher os contributos da audiência, numa discussão liderada por José Manuel Mendonça e João Claro, presidentes do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do INESC TEC, respetivamente.

As palavras de João Claro tecem um balanço muito positivo do evento: “Foi muito bom para a instituição termos um encontro tão participado à volta de um tema estratégico desta importância. Através das dinâmicas digitais e das discussões que se seguiram, pudemos aprofundar coletivamente o nosso entendimento partilhado destes princípios basilares, com contributos muito importantes para uma reflexão mais aprofundada e uma discussão ainda mais alargada em torno de um documento que será publicado dentro em breve.”

 

O que aconteceu desde o Encontro do ano passado

A tarde arrancou com uma exposição de resultados de um questionário aplicado aos participantes do Encontro Estratégico de 2021, apresentada por Rui Oliveira, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, na qual deu a conhecer as principais estatísticas que traduzem a motivação e consequente participação dos colaboradores neste tipo de iniciativas.

Na agenda deste evento anual que vai já na sua sexta edição, houve ainda tempo para fazer um resumo do que tem sido o trabalho desenvolvido desde a edição do ano passado. Numa mesa redonda que trouxe à conversa intervenientes para debater o que decorreu desde a apresentação de cada um deles em 2021, nas suas respetivas áreas, Rui Oliveira (em representação de Clara Gouveia), Joana Coelho (responsável pelo Serviço de Comunicação e Presidente da Comissão de Responsabilidade Social, em representação de Miguel Melo) e Daniel Vasconcelos (responsável pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento) falaram respetivamente sobre os temas do Teletrabalho, Responsabilidade Social e Trabalho sem fronteiras.

 

Trabalho que também é convívio

Num formato totalmente presencial, acolhido no Hotel Vila Galé, o Encontro Estratégico deste ano contou com a participação de cerca de 200 colaboradores que, além dos debates e discussões de trabalho, puderam usufruir de um momento de convívio onde não faltou a música, a cargo da Orquestra na Academia e na Cidade, que, sob a direção do Maestro Ferreira Lobo, proporcionou aos presentes uma antestreia de um excerto do “Concerto dos Investigadores”, realizado no passado dia 9 de novembro no Auditório da FEUP.

 

Os colaboradores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal