Europa discute oportunidades de colaboração na área de comunicações sem fios em alta frequência

Ambientes de propagação inteligentes, melhorias no processamento de sinal para a sexta geração de comunicações móveis e desenvolvimentos de rede e localização orientados para 6G foram alguns dos temas em debate num evento organizado pelos projetos europeus TERRAMETA, coordenado pelo INESC TEC, 6G-SHINE e TIMES, em colaboração com o RESTART-IN – um PRR Italiano.

Iam para participar num evento de disseminação do projeto RESTART-IN, mas, aproveitando a presença de várias entidades envolvidas na promoção de projetos relacionados com 6G, decidiram agarrar a oportunidade e organizar, em tempo recorde, um workshop para apresentar não só os trabalhos em curso no âmbito dos seus respetivos projetos, como para discutir e explorar possibilidades de colaboração. Falamos dos promotores dos projetos europeus TERRAMETA, 6G-SHINE e TIMES.

“A oportunidade surgiu com a organização do workshop “RESTART Plenary Dissemination”, um evento de disseminação do projeto RESTART – RESearch and innovation on future Telecommunications systems and networks, to make Italy more smart -, que é um programa do PRR Italiano com um financiamento de 118 milhões de euros. Vários participantes deste programa estão também envolvidos nos projetos europeus TIMES e 6G-SHINE. Assim, tirando partido da presença de uma larga audiência em Bolonha, Itália, decidiu-se organizar, no dia seguinte, este evento promovido pelos 3 projetos europeus e pelo projeto RESTART-IN”, conta Luís Pessoa, investigador do INESC TEC e coordenador do projeto TERRAMETA.

Além de darem a conhecer o trabalho que estão a desenvolver no âmbito destes projetos, com destaque para áreas como ambientes de propagação inteligentes, melhorias no processamento de sinal e desenvolvimentos de rede e localização, as equipas procuraram encontrar pontos de colaboração, identificando oportunidades de cooperação no setor das comunicações sem fios em alta frequência (THz). “Temos um sentimento de dever cumprido, porque conseguimos criar novas linhas de cooperação entre os projetos participantes”, explica Luís Pessoa, adiantando que está já prevista a organização de um novo evento, desta feita, em junho, enquadrado na conferência EuCNC 2024, que terá lugar em Antuérpia, Bélgica.

Esta não foi a primeira experiência de colaboração entre os consórcios dos três projetos europeus TERRAMETA, 6G-SHINE e TIMES, que já tinham organizado, em novembro de 2023, uma sessão sobre os desafios que se colocam às comunicações de curto alcance em ambientes de propagação extrema, durante a Conferência IEEE CSCN 2023.

Recorde-se que o TERRAMETA arrancou no início de 2023. O projeto tem como objetivo investigar tecnologias inovadoras para a sexta geração (6G) de comunicações móveis, apoiando o processo de transição digital do ecossistema empresarial europeu, através da demonstração de superfícies inteligentes reconfiguráveis (RIS) THz.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal