O futuro dos sistemas de armazenamento de energia distribuída na Europa é interoperável

Desenvolver ferramentas de interoperabilidade, disponíveis em open source, para melhorar o desempenho dos sistemas de energia distribuídos – é este o grande objetivo do projeto europeu InterSTORE, do qual o INESC TEC é parceiro.

 

O projeto vai focar-se no desenvolvimento e replicação do standard IEEE2030.5 para que a Europa assegure sistemas interoperáveis e escaláveis em tempo real. O objetivo é que a comunicação entre sistemas de gestão de energia e os restantes recursos, como inversores para carregamentos de veículos elétricos, sistemas solar fotovoltaico, sistemas de armazenamento de energia, entre outros, seja interoperável e escalável.  Está ainda prevista a criação de espaços conectados de dados na Europa e o desenvolvimento de ferramentas para incorporar sistemas híbridos de baterias.

Para isso, vão ser desenvolvidas e testadas diferentes tecnologias em quatro países: Portugal, Alemanha, Itália e Áustria. O objetivo é testar diferentes cenários de operação para perceber se, independentemente da tipologia, as ferramentas comunicam entre si, ou seja, se são interoperáveis. Assim, Portugal vai fazer testes em contexto industrial, a Alemanha num ambiente comercial, em Itália vão ser validadas tecnologias na área da mobilidade elétrica e na Áustria, a operação será feita em ambiente residencial. As ferramentas incorporadas nestes quatro demonstradores vão aumentar a flexibilidade das plataformas e verificar a aceitação do utilizador e o valor económico das novas soluções.

“O atual Sistema de Gestão Doméstico de Energia (na versão anglo saxónica Home Energy Management System – HEMS), construído numa lógica modular, é já usado noutros projetos. Algumas funcionalidades desta ferramenta serão usadas no demonstrador português, mas novas funcionalidades serão desenvolvidas, como o sistema de despacho de baterias de sistemas de armazenamento híbrido, com vista à otimização do custo de energia. A metodologia de valorização de dados partilhados será abordada numa ótica inovadora de aplicação de modelos de machine learning. Em última análise, queremos também promover a aceitação dos consumidores finais através dos casos de uso de provisão de flexibilidade,” explica Alexandre Lucas, investigador do INESC TEC.

Num futuro onde se antecipa a penetração massiva de recursos energéticos distribuídos, o projeto InterSTORE planeia abordar a complexidade do armazenamento de energia no sistema de distribuição de eletricidade, através de soluções de hibridização e interoperabilidade, permitindo a transferência de tecnologia para fabricantes, integradores e outras partes interessadas.

O investigador adianta que os fabricantes de inversores e desenvolvedores de sistemas de gestão de energia serão os principais beneficiários do projeto. “Um dos grandes objetivos passa pela disseminação e sensibilização para a adoção da ferramenta interoperável IEEE2030.5 junto da comunidade de fabricantes. Para além disso, usando os desenvolvimentos do projeto, está prevista a certificação da ferramenta através de entidades elegíveis que poderão explorar o procedimento com modelos de negócio apropriados, à semelhança do que é feito nos Estados Unidos da América e na Austrália, por exemplo”.

O INESC TEC será responsável pela especificação dos casos de uso, pelo desenvolvimento da metodologia de valorização de dados e do algoritmo de dimensionamento ótimo de sistemas de baterias híbridas.

Com um investimento de 3,5 milhões de euros, o projeto, coordenado pela RWTH, é financiado pelo programa de financiamento Horizonte Europa da União Europeia e tem a duração de três anos, com fim previsto em dezembro de 2025.

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal