INESC TEC abre portas ao mundo e proporciona estágios a investigadores estrangeiros

Chegam do Brasil, da Argentina, dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e da Itália, para um intercâmbio de três meses, período durante o qual vão poder trabalhar com os investigadores do INESC TEC em tópicos de interesse relacionados com as suas áreas de investigação – que vão da Energia ao Machine Learning e Inteligência Artificial, passando pela Computação Quântica. Os participantes da primeira edição do INESC TEC Visiting International Research Programme já aterraram em Portugal.

Itzel Castro, Thayane Skorupa, Walter Mendonça, Andrea D’ Urbano, Beatriz Buss e Ayres Nishio foram os primeiros investigadores a chegar ao INESC TEC ao abrigo do programa internacional de intercâmbio promovido pelo Instituto. Vieram de diferentes países e desenvolvem investigação em áreas diversas, mas partilham a expetativa de conhecer investigadores, estreitar relações e trocar conhecimentos. Além disso, destacam a possibilidade de conhecer uma nova cultura.

Estudante de doutoramento na Universidade de Nottingham, Reino Unido, Itzel Castro está a realizar o seu estágio no Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, sob supervisão dos investigadores Tânia Pereira e Hélder Oliveira. Com um trabalho de investigação que visa o desenvolvimento de dispositivos médicos ambulatórios baseados em fibra ótica para medição de parâmetros fisiológicos e implementação de algoritmos de inteligência artificial para processamento de informações relativas a sinais vitais, a investigadora acredita que esta oportunidade lhe trará não só benefícios para o seu trabalho de doutoramento, como para a prossecução de parcerias internacionais entre o INESC TEC e o Grupo de Investigação em Ótica e Fotónica da Universidade de Nottingham.

Já o Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC acolhe três investigadores – Thayane Skorupa, Beatriz Buss e Ayres Nishio. Thayane Skorupa é estudante de doutoramento em Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e desenvolve investigação na área da gestão e planeamento de sistemas de transmissão, no âmbito dos processos de transição energética. Sob supervisão do investigador Leonel de Magalhães Carvalho, a investigadora espera ter a oportunidade de participar numa “experiência imersiva no ecossistema INESC TEC” para explorar e desenvolver colaborações nas áreas de conhecimento da instituição.

Igualmente supervisionada por Leonel de Magalhães Carvalho, Beatriz Buss é estudante de Mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina e o seu trabalho de investigação engloba otimização – usando o método cross-entropy – e análise de confiabilidade de sistemas de distribuição. Vê neste programa “uma importante oportunidade de troca de conhecimentos”, além da possibilidade de conhecer uma diferente cultura, o que será de maior relevância para o seu desenvolvimento pessoal.

Ayres Nishio desenvolve investigação no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, sendo bolseiro na Eletrobrás – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, no Brasil. O seu trabalho de investigação visa o desenvolvimento de ferramentas computacionais para a análise de sistemas de potência e, supervisionado pelos investigadores João Correia Pereira e Eric Zanghi, espera que este estágio resulte em oportunidades de colaboração e investigação conjunta.

Da Energia para a Informática, é no Laboratório de Software Confiável (HasLAB) do INESC TEC, situado na cidade de Braga, no Campus da Universidade do Minho, que encontramos Walter Mendonça e Andrea D’ Urbano. Walter Mendonça é estudante de doutoramento em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e trabalha em áreas como Engenharia de Software, Compreensão de Código, Evolução de Software e Transformação de Programas. Sob supervisão do investigador João Saraiva, espera produzir resultados científicos relevantes, aprender e trocar conhecimentos com a equipa do INESC TEC. Já Andrea D’Urbano, supervisionado pelo investigador Luís Soares Barbosa, desenvolve investigação na área da computação quântica e é atualmente estudante de doutoramento na Universidade de Salento, em Itália. Confessa estar “ansioso” pela experiência, com a certeza de que vai encontrar “um ambiente internacional e estimulante”.

 

Primeira edição com lotação esgotada

Ao longo dos próximos meses, chegarão ao INESC TEC os restantes investigadores selecionados para participar no INESC TEC Visiting International Research Programme – Guilherme Defalque, Laércio Junior, Olga Lavrova e Gerardo Acosta – e cujos estágios terminarão em julho deste ano. Lançado em 2022, o programa revelou-se um sucesso, já que todas as vagas foram preenchidas.

“A maioria das candidaturas que recebemos cumpria não só os requisitos de elegibilidade como os critérios de exigência e excelência da instituição, pelo que as dez vagas disponíveis foram rapidamente preenchidas”, explica Andreia Passos, responsável pelo Serviço de Relações Internacionais do INESC TEC. “Nesta primeira edição, cinco centros do INESC TEC terão supervisores científicos a acompanhar os planos de trabalho dos investigadores visitantes em áreas que vão desde a Energia, ao Machine Learning e Inteligência Artificial, Computação Quântica, Robótica Marinha ou para o setor agrícola”, acrescenta a responsável.

Conforme explica Andreia Passos, estes estágios permitem criar relações entre os investigadores e as instituições. “Esperamos que possam alavancar oportunidades de colaboração ao mais alto nível, nomeadamente, institucional”, conclui.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal