INESC TEC acolhe visita de rede de investigação polaca

Representantes da Lukasiewicz Research Network (LRN), uma rede composta por mais de 30 centros de investigação localizados em 12 cidades da Polónia, visitaram o INESC TEC, no dia 14 de dezembro, aproveitando a oportunidade para realizar a sessão de apresentação do livro “Governance and Management of Sustainable Innovation”. A visita, que antecedeu o evento INESC Hub Winter Meeting 2021, contribuiu ainda para a identificação de áreas complementares de intervenção, a explorar no futuro. 

A comitiva polaca, composta por Rafael Popper, Diretor do Centro de Prospetiva e Internacionalização (Centre for Foresight and Internationalisation), Ewa Kawiak-Jawor, Líder do Grupo de Investigação em Saúde do Centro de Avaliação de Tecnologia (Centre for Technology Assessment) e Marcin Parchomiuk, Diretor de Investigação e Desenvolvimento da LRN, reuniu com a Administração do INESC TEC e visitou as instalações do Instituto, em particular o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (Smart Grids Lab). 

Com propostas conjuntas em curso, em áreas como Foresight Industrial, Agricultura ou Bioengenharia, a vinda de representantes da LRN ao INESC TEC contribuiu para estreitar a relação entre as duas organizações e potenciou o surgimento de novas oportunidades de colaboração. “Foram identificadas áreas complementares de intervenção, que irão ser avaliadas e exploradas no seguimento da visita”, explica José Carlos Caldeira, membro do Conselho de Administração do INESC TEC e Presidente do Management Committee do INESC Brussels Hub. 

A delegação aproveitou ainda a visita ao INESC TEC para apresentar o livro “Governance and Management of Sustainable Innovation – Learning from Experience to Shape the Future”, da autoria de Mattia Martini, Rick Hölsgens e Rafael Popper. “A apresentação do livro no INESC TEC foi uma feliz coincidência de datas, que acabou por levar os promotores a realizá-la na nossa instituição, tirando partido do facto de estarem no Porto e de uma parte significativa da investigação do INESC TEC ter impacto nas questões da Sustentabilidade. Complementarmente, o conteúdo do livro é relevante e inspirador para várias das nossas atividades”, refere o Administrador.  

O livro propõe um enquadramento comum para a avaliação e gestão da inovação sustentável, adotando uma abordagem transversal a vários atores e países. A publicação sugere ainda um conjunto de práticas relevantes para os atores envolvidos em assuntos de governança e gestão de inovação sustentável. O vídeo da sessão de apresentação pode ser visto aqui 

Sessão de apresentação do livro “Governance and Management of Sustainable Innovation”

INESC Hub Winter Meeting 2021 

A visita da LRN antecedeu o evento “INESC Hub Winter Meeting 2021”, promovido pelo INESC Brussels Hub (IBH), nos dias 15 e 16 de dezembro. Realizado em formato híbrido, o encontro abordou temáticas como as carreiras ligadas à investigação e como institutos como o INESC TEC se podem melhor organizar para ter sucesso no ERC – European Research Council, e inteligência artificial e robótica, com a presença de todos os Presidentes das associações europeias que gerem a Parceria Público-Privada Europeia (PPP) AI, Data & Robotics. Foi igualmente discutido, com peritos nacionais e internacionais, o Roteiro para a Investigação e Inovação do INESC na área das tecnologias para a saúde, e realizada uma reunião entre o INESC e as duas associações europeias que gerem a PPP Innovative Health Initiative. 

No âmbito do evento foi também assinado um Memorando de Entendimento entre a LRN e os institutos do INESC que integram o IBH, designadamente INESC Coimbra, INESC I&D Lisboa, INESC MN, INOV e INESC TEC. “O acordo prevê o estabelecimento de laços de cooperação, visando, entre outros, a constituição de consórcios para a apresentação de candidaturas a programas europeus, o intercâmbio e valorização de tecnologias e outros resultados de projetos de I&D ou ainda o benchmarking das várias instituições”, acrescenta José Carlos Caldeira. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal