INESC TEC ajuda os jovens a “Preparar o futuro”

“Preparar o futuro. Conhecer o presente.” Foi com este lema que a Mostra da Universidade do Porto (U.Porto) se apresentou para a sua 19ª edição, que decorreu entre os dias 21 e 24 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, e contou com a participação do INESC TEC.

A Mostra da U.Porto é uma iniciativa anual que tem como objetivo informar os jovens sobre as escolhas de que dispõem para o seu futuro académico. Após uma interrupção de dois anos devido à pandemia, o evento regressou este ano ao seu formato presencial e pela primeira vez fora da cidade do Porto.

Foram um total de 14 faculdades, 11 serviços e 14 centros de investigação da comunidade U.Porto que se apresentaram ao longo de quatro dias, com demonstrações, conferências, palestras, workshops, sessões de esclarecimento e outras atividades interativas para os mais jovens. Paralelamente, decorreu um programa de iniciativas lúdicas, que contou com atuação de grupos musicais, exposições e atividades desportivas.

No espaço do INESC TEC estiveram em exposição o projeto ResponDrone, apresentado pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), que consiste num drone e respetiva caixa de comunicações usados para oferecer cobertura de rede dinâmica a utilizadores em terra, tais como equipas de socorristas em cenários de emergência. Foi ainda apresentado um desafio para os participantes do evento aprenderem a configurar a sua própria rede Wi-Fi.

 

 

 

 

 

 

 

Noutro âmbito, o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) apresentou o submarino DART – um submarino autónomo de pesquisa e recolha de dados no fundo do mar, juntamente com boias de navegação e uma estação de acostagem subaquática para carga de baterias. Foi ainda feita uma demonstração de um Lidar, um sensor laser que reconhece movimento e mede distâncias.

A Mostra da UP contou com mais de 15 mil visitantes presenciais e 16 mil virtuais, incluindo visitas organizadas de dezenas de escolas de norte a sul do País.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal