INESC TEC apresenta casos de sucesso no uso de Propriedade Intelectual na EU Industry Week 2021

No dia 1 de março, Daniel Vasconcelos, responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC, participou como orador convidado no evento The European Green Deal: are we ready? Main IP challenges for the Green Deal. Na altura em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia, Daniel Vasconcelos representou a Europa, mostrando como é que a Propriedade Intelectual pode ajudar empresas cleantech no seu processo de internacionalização, bem como a serem competitivas no mercado internacional – através de dois casos de sucesso nacionais. Este evento, de elevado impacto e prestígio internacional, decorreu no âmbito das atividades da European IP Helpdesk, no qual Daniel Vasconcelos assume o papel de embaixador em Portugal.

Neste evento, o representante europeu apresentou a Advanced Cyclone Systems, uma start-up ligada à UP-FEUP, em estreia colaboração com o INESC TEC, e um caso de sucesso na área do cleantech (já presente em 37 países), bem como a tecnologia ePredator – criada pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC e pelas Águas do Tejo Atlântico, no âmbito do projeto europeu Integrid. Além disso, a presença de Daniel Vasconcelos no evento reforça “o reconhecimento internacional do INESC TEC como instituição com algo a dizer sobre o uso de Propriedade Intelectual na internacionalização de PMEs, e no papel que tem em iniciativas da Comissão Europeia, como é o caso do European IP Helpdesk”.

O responsável do SAL refere ainda que “é absolutamente fundamental mostrar como é a Propriedade Intelectual cria postos de trabalho altamente qualificados e traz valor às empresas. Estes eventos permitem divulgar os programas de apoio gratuito que existem atualmente, não só a nível europeu, como também na América Latina, sudeste asiático, Índia, China e Japão”.

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal