INESC TEC coloca conhecimento ao serviço da Defesa

O INESC TEC tem vindo a apostar na aplicação de algumas das suas tecnologias em áreas como a defesa e segurança, participando em várias iniciativas que promovem o trabalho desenvolvido no Instituto, capitalizando algumas tecnologias para resultados de utilidade pública e contribuindo para a modernização e desenvolvimento destes setores.

“A reutilização dos resultados de I&D no INESC TC nestes domínios é uma oportunidade que não pode ser desprezada e que está a ser conduzida no âmbito da equipa TEC4, nomeadamente pelo TECPARTNERSHIPS, responsável pela promoção de atividades nos domínios de aplicação emergentes”, referiu António Gaspar, membro da iniciativa TECPartnerships.

Desse modo, o INESC TEC participou no NIAG Industry Day, uma iniciativa promovida pela IdD Portugal Defence, no âmbito da reunião em Portugal do NATO Industrial Advisory Group (NIAG), que pretendeu demonstrar as capacidades do País no que diz respeito a respostas tecnológica e industrial no âmbito da defesa. Este dia contou com uma exposição que decorreu a 28 de novembro, na Unidade de Apoio do Comando do Pessoal, sediada no Quartel da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, e antecedeu a reunião quadrimestral do grupo, que teve lugar nos dois dias seguintes.

Além do INESC TEC, participaram na mostra inúmeras empresas de defesa de países da Aliança Atlântica, Ministérios de Defesa, Embaixadas e diversos órgãos da NATO.

O NIAG é um órgão consultivo da NATO, constituído por membros seniores da indústria de defesa e que aconselha a Conferência de Diretores de Armamento Nacionais da NATO.

Por outro lado, o Exército Português inaugurou, a 20 de outubro, o CEMTEx – Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica, uma infraestrutura localizada em Paço de Arcos que pretende aumentar a capacidade operacional deste ramo das Forças Armadas, apostando em tecnologias desenvolvidas e testadas em Portugal, em parceria com a academia e as instituições e empresas tecnológicas portuguesas. O INESC TEC marcou presença nesse momento, apresentando algumas tecnologias que terão interesse para as atividades do Exército.

Os projetos que foram apresentados a estas instituições promoveram tecnologias de duplo uso, que, não tendo sido desenvolvidas inicialmente com esse propósito, podem contribuir para o cumprimento de objetivos específicos de defesa e segurança. Um exemplo foi o projeto ResponDrone, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), que desenvolveu uma plataforma autónoma de comunicações wireless para dar resposta a situações de desastre. Os dispositivos de monitorização móvel e vestível, do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), também estiveram em destaque, juntamente com o projeto VR Training, da equipa de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE), no qual se explorou ambientes virtuais para otimizar formação na Indústria 4.0. Já na área  da robótica, o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) deu a conhecer o EVA, um robô que permite fazer o mapeamento de todo o ambiente subaquático e permite a identificação e localização de objetos submersos.

Neste âmbito, estiveram em representação do INESC TEC António Gaspar (TECPartnerships), bem como os investigadores Hélder Fontes (CTM), Fernando Cassola (HumanISE), Vítor Minhoto (C-BER) e Diana Viegas e Hugo Silva (CRAS).

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal