INESC TEC com duplo pódio na 8ª edição do Prémio de Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

Os projetos SpecTOM e Smart Trap foram distinguidos no âmbito da 8ª edição Prémio de Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, uma iniciativa que premeia projetos inovadores, com viabilidade económica e com benefícios para a sociedade. O SpecTOM venceu a categoria Agro-Indústria 4.0 e o Smart Trap (nova designação é AgIoTrap) conquistou o prémio Born From Knowledge (BfK), atribuído pelo Agência Nacional de Inovação (ANI). A participação destes projetos no Prémio foi apoiada pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC.

A tecnologia do projeto SpecTOM, desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, permite a monitorização metabólica e o diagnóstico atempado de doenças e infeções em plantas, como é o caso do tomateiro ou da vinha.

“Ao contrário das soluções atuais, esta tecnologia realiza o diagnóstico tomográfico metabólico em multi-escala na planta viva, em tempo real, permitindo identificar e quantificar parâmetros críticos para a fisiologia da planta. Quando integrada em sistemas robóticos, esta tecnologia permite, de uma forma não invasiva, de alto-débito e a um custo por amostra mínimo, fazer o diagnóstico molecular a vastas áreas de cultivo, o que não é possível com a tecnologia atual da biologia molecular, explica Rui Martins investigador do INESC TEC e coordenador do projeto.

A tecnologia desenvolvida no âmbito do projeto Smart Trap, vencedor da categoria BfK, trata-se de uma armadilha inteligente para deteção de pragas e doenças, em particular do inseto vetor Flavescência Dourada, cinco a dez vezes mais pequeno que outros insetos detetados por armadilhas, com um custo adequado à realidade da maioria dos pequenos e médios agricultores.

“Ao contrário das soluções existentes, esta tecnologia permite uma monitorização continuada, geralmente duas vezes por dia, da deteção e contagem de insetos, sem a necessidade de o agricultor efetuar visitas regulares às armadilhas”, esclarece Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC e coordenador do Smart Trap. “Com esta solução, será possível efetuar deteção de níveis de risco de forma atempada e realizar tratamentos numa fase preliminar das doenças e, assim, reduzir o custo com fitofármacos”, conclui.

O desenvolvimento da solução Smart Trap, reuniu conhecimentos de seis áreas distintas: mecatrónica, eletrónica, programação, processamento de dados e imagem, inteligência artificial e agronomia.

Os projetos SpecTOM e Smart Trap foram testados em ambiente real, fruto das parcerias estabelecidas entre o INESC TEC e entidades dos diferentes quadrantes da agricultura portuguesa e europeia, desde centros de investigação e tecnológicos, entidades públicas e associações, assim como empresas privadas. O SpecTOM mobilizou equipas do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) e do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e o Smart Trap do CRIIS e Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE).

Os próximos passos incluem a validação em larga escala de protótipos, bem como o processo de transferência da tecnologia para empresa já estabelecidas na área ou para novas spin-off. De modo a potenciar o futuro, foram também submetidos pedidos de patente para proteção das tecnologias concebidas.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

Equipa Smart Trap
Equipa SpecTOM
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal