INESC TEC conclui projeto dedicado à prática desportiva

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC concluiu recentemente o projeto Tennis Video Sports AI, promovido em parceria com a AppGeneration. O principal objetivo passou por sensibilizar para a importância da prática desportiva, e contribuir para melhorar o desempenho de praticantes de ténis.

Mais concretamente, o CTM apoiou o desenvolvimento da aplicação Tennis Tracking AI, ficando responsável pelos componentes de processamento de imagem, visão computacional e inteligência artificial, tendo a empresa desenvolvido o front-end e gestão do sistema. A aplicação foi lançada em 2020, e nos últimos meses tem sido melhorada, estando disponível para download na AppStore.

“Pretendemos que a aplicação contribua para aumentar o gosto pela prática de ténis, e assim fomentar a prática desportiva. Se, por um lado, o lançamento da aplicação ao público foi prejudicado pelos confinamentos devido à pandemia, não há dúvidas de que a aplicação pode ajudar a ultrapassar as consequências deste período difícil”, disse Eduardo Carqueja, CEO da empresa AppGeneration.

“Nas últimas versões, a nossa atenção esteve orientada para a adição de novas funcionalidades, mas sobretudo no aumento da automatização do processo para aquisição de imagem, de modo que seja o mais flexível possível e transparente para o utilizador. Queremos que o utilizador aproveite e usufrua do jogo, numa experiência melhorada pela aplicação, possivelmente até competindo amigavelmente com os amigos”, referiu Pedro Carvalho, investigador sénior do CTM e responsável de projeto.

O projeto Tennis Video Sports AI foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal