INESC TEC demonstra tecnologias para uma indústria mais sustentável

No âmbito do EIT Manufacturing RIS Hub Portugal, o iiLab – Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC – abriu as suas portas para apresentar os projetos na área do “green manufacturing”, implementados durante o ano de 2022 e que resultam da participação do INESC TEC na Knowledge and Innovation Community EIT Manufacturing.

Com o principal objetivo de divulgar tecnologias que reduzam a pegada de carbono da indústria, o projeto Demo4Green foi o impulsor deste evento, que, no dia 22 de novembro, levou até aos participantes uma série de demonstrações e de empresas que têm vindo a desempenhar um papel importante na sustentabilidade industrial. Um exemplo desses é a FLOW M, uma tecnologia adaptável e adequada para PMEs em que os principais benefícios são a capacidade de controlar, em tempo real e em qualquer lugar, o desempenho e as informações de um ecossistema industrial desenvolvida pela Flow Tech. Outras empresas e empreendedores em apresentação, apoiados pelo projeto Demo4Green, foram Flow Tech, Agrodrone, Bitwaste, SCEMAI e Tinctoria Natural, que expuseram de que forma as respetivas inovações conseguem ser industrializadas tendo por base a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Durante a tarde houve ainda oportunidade para que outros projetos, coordenados por ou com participação do INESC TEC, como GreenAPS, GreenMA, Tech2Market e Turing, fossem dados a conhecer a empresas e parceiros convidados a marcar presença no iiLab. Estiveram também envolvidos o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a MC (Grupo Sonae) como parceiros EIT Manufacturing, mostrando projetos em que participam como Learn4.0, o MASSI e o GreenMA.

De acordo com Vasco Teles, coordenador do EIT Manufacturing Hub Portugal, “o INESC TEC é um membro fundador do EIT Manufacturing e tem participado ativamente nas suas iniciativas e projetos de inovação, de empreendedorismo e de educação. Temos realizado periodicamente eventos temáticos como este com a participação de parceiros internos e externos para dar a conhecer os resultados que alcançamos e o respetivo impacto na sociedade e nas empresas”.

Além de demonstrações de projetos e pitchs, a sessão contou com uma apresentação do EIT Manufacturing sobre oportunidades de criação de negócio, intitulada “A look at the future of green manufacturing”, por Gala Maturana, Senior Business Creation Manager do CLC West. No final, e com a colaboração da representação da Enterprise Europe Network do INESC TEC, houve ainda tempo para a organização de reuniões de networking, um momento que serviu para explorar oportunidades de negócio, tecnologia e cooperação entre os participantes do evento.

O evento foi promovido pelo projeto Demo4Green e co-organizado pelo EIT Manufacturing RIS Hub Portugal e CLC West.

 

O colaborador do INESC TEC mencionados na notícia tem vínculo ao INESC TEC. 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal