INESC TEC desenvolve sensores para diagnóstico de doenças e monitorização qualidade da produtividade para o setor agrícola

O INESC TEC é uma das entidades que integra o projeto “Smart Farm 4.0: soluções inteligentes para uma agricultura sustentável, preditiva e autónoma”, cujo objetivo é desenvolver soluções  inovadoras e acessíveis, tendo por base a indústria 4.0 (internet das coisas – IoT, inteligência artificial, big data, sistemas ciber-físicos, robôs autónomos) para a aplicação ao setor agrícola.

As novas soluções visam otimizar a utilização dos recursos, a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas agrícolas e a sua rentabilidade, contribuindo para uma agricultura mais inteligente, autónoma e digital, de forma a maximizar o valor acrescentado de produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura, com ênfase na região Oeste de Portugal.

O projeto envolve o Centro de Fotónica Aplicada (CAP) e o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, que irão desenvolver tecnologias de proximidade de baixo custo, nomeadamente sensores para diagnóstico atempado de doenças e carências nutricionais das plantas.

O projeto, de 3.5 milhões de euros, é cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do Programa Operacional Regional de Lisboa. Conta com 16 parceiros, entre universidades, laboratórios, entidades de inovação e desenvolvimento tecnológico e entidades da produção agrícola, sendo liderado pela Tomix e coordenado pelo Smart Farm Colab. Termina em 2023.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal