INESC TEC e Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto assinam protocolo de colaboração

O INESC TEC e a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) firmaram um protocolo de colaboração, que visa aproximar as instituições e fomentar a cooperação em atividades de ensino, formação e promoção conjunta de projetos de investigação.  

A parceria vai permitir que alunos de mestrado e doutoramento da FMDUP realizem estágios no INESC TEC – mas não só. O protocolo vai também abrir caminho para que o INESC TEC “coloque as suas competências nas áreas de aquisição e processamento de imagem, cibersegurança, sensorização e adoção de tecnologia ao serviço desta colaboração com a FMDUP”, explica, Carlos Ferreira, Business Developer do TEC4Health do INESC TEC. 

“O INESC TEC e a FMDUP partilham interesses e preocupações comuns nas áreas afetas ao ensino e investigação pelo que decidiram avançar para um protocolo que tem como principal intuito fomentar a colaboração entre ambas as instituições”, sintetiza. 

A colaboração prevê, para além de estágios, a realização de workshop temáticos para identificação de linhas de investigação comuns, projetos de colaboração, atividades de formação, mas também facilitar o suporte documental de ambas as instituições. 

“Numa fase de evolução tecnológica como a que vivemos, é fundamental para a FMDUP expor os estudantes de medicina dentária a esta realidade adquirindo assim competências transversais que os prepararão para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, refere Paulo Melo, Diretor da FMDUP.  

“Conjugando as competências do INESC TEC, nestas áreas, com as da FMDUP, como utilizadores de muitos dispositivos e serviços que têm por base tecnologias avançadas, ficam abertas grandes oportunidades de colaboração no ensino, formação e investigação que este protocolo irá facilitar e fomentar”, conclui.  

As equipas de investigação das duas instituições já têm vindo a publicar artigos com propostas de saúde digital para resolução de problemas afetos à medicina dentária e já há até investigadores do INESC TEC a desenvolverem, no âmbito de orientação de teses de mestrado com a FMDUP, soluções para estimulação elétrica funcional para prevenção do bruxismo. 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal