INESC TEC em evento dedicado à sustentabilidade dos Oceanos

O “Ocean Science and Business2sea” realizou-se de 27 junho a 1 de julho, no Pavilhão de Portugal em Lisboa, integrado na iniciativa “One Sustainable Ocean”, um evento paralelo da Conferência dos Oceanos da ONU (UNOC). Tratou-se de um evento focado no futuro dos oceanos, sustentabilidade, economia circular e inovação, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 das Nações Unidas: Proteger a Vida Marinha.

O INESC TEC marcou presença na conferência, tendo ainda tido um papel muito ativo num conjunto de eventos paralelos, numa iniciativa que teve como objetivo de dar a conhecer os seus desenvolvimentos tecnológicos nas áreas da ciência, inovação e empreendedorismo azul, abordando áreas como: aquacultura e pescado rastreável, poluição marinha, observação e mapeamento do oceano, empreendimento e inovação na economia azul, biotecnologia marinha, gestão, proteção, conservação e reconstrução dos ecossistemas marinho e costeiros, e automação, robótica, tecnologias e energias renováveis marinhas. Ao longo da semana foram sendo apresentados projetos e respetivas aplicações, em contexto científico e empresarial, bem como iniciativas em favor da sustentabilidade dos Oceanos.

2 workshops e 2 pitchs

No dia 27 de junho, o INESC TEC promoveu dois workshops, intitulados “UN DITTO and Digital Twins of the Ocean” e “ILIAD and Digital Twins of the Ocean”. Também no dia 27 teve lugar um pitch sobre a Infraestrutura TEC4Sea, apresentado por Paulo Mónica, investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS).

No dia 29 de junho, Luís Seca, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, apresentou o segundo pitch, desta vez dedicado ao local de testes de energia renováveis marinhas na Aguçadoura.

 

Projetos a terminar

No dia 30 de junho, decorreu a sessão de encerramento do projeto PORT XXI – Space Enabled Sustainable Port Service, um projeto liderado pelo CRAS que pretendeu desenvolver e implementar soluções de monitorização e gestão ambiental, com o objetivo de melhorar a gestão de atividades complexas e alcançar zero poluição nos Portos dos Açores. O fecho deste projeto contou com a participação da ESA, PT-Space, assim como todos os parceiros do consórcio (INESC TEC, AirCentre, Moniport, Climate Impact, Amberjack Solutions, IN+ e Portos dos Açores).

Uma exposição permanente

Além da integração nestas iniciativas, o INESC TEC fez parte da componente expositiva, uma área dedicada a empresas e institutos de investigação aberta aos participantes ao longo de toda a semana. Aqui, a presença do Instituto foi assegurada por Carlos Pinho (Business Developer – TEC4Sea), Eduardo Silva (Coordenador – TEC4Sea) e Paula Lima (Investigadora – CRAS/TEC4Sea).

 

Participações especiais

No dia 28 de junho, terça-feira, Carlos Pinho e Paula Lima tiveram a oportunidade de estar presentes num evento promovido pela Embaixada do Canadá e pela MDA Space, que contou também com a participação de Joyce Murray, Ministra das Pescas, Oceanos e da Guarda Costeira do Canadá, com o objetivo de assinalar o apoio dos sistemas canadianos à pesca ilegal e não reportada.

 

A iniciativa One Sustainable Ocean é dinamizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, o Fórum Oceano e o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, entre outras entidades.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal