INESC TEC em projeto que apoia viticultores na gestão do impacto das alterações climáticas

O projeto INFRAVINI criou uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) temática para apoio à gestão das alterações climáticas na vinha, atualmente um dos maiores desafios do setor. Esta ferramenta integra informação de sensores existentes na Região Demarcada do Douro e está publicamente disponível para uso dos viticultores locais, resultando de uma colaboração entre INESC TEC, GEODOURO, Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense (ADVID) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

A Região Demarcada do Douro foi o local escolhido para o piloto, onde foi instalada a solução desenvolvida, que já está em funcionamento e que pretende contribuir para “minimizar os custos e os riscos de produção através de uma melhor gestão e monitorização das viticulturas”, refere Lino Oliveira, investigador do INESC TEC. A solução tecnológica faz uso da informação proveniente de seis estações meteorológicas e além de apresentar diversos indicadores atuais, providencia ainda informação climática previsional.

As videiras são plantas muito sensíveis às condições atmosféricas, sendo a qualidade final das uvas afetada por condições como a temperatura e a humidade. O desenvolvimento do projeto foi motivado pela adaptação do setor vitivinícola às alterações climáticas, quer numa dimensão temporal, quer numa espacial. “Temporalmente, as estratégias e políticas de adaptação têm que lidar com impactos potenciais, tanto a curto como a longo prazo. Numa vertente espacial, é fundamental decidir sobre as adaptações específicas baseadas em cada local”, continua Lino Oliveira, revelando que numa fase pós-projeto se pretende estender a solução a outras regiões.

Foi realizado em janeiro o webinar final do projeto com o tema “Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha”, que contou com a participação de algumas das principais entidades que atuam na viticultura da Região Demarcada do Doutro, entre as quais o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), , a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e a SOGRAPE. O vídeo da sessão pode ser visto aqui.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal