Um stand para a exposição de projetos inovadores, a apresentação de dois papers e a organização de um workshop: foi assim que o INESC TEC marcou presença na última edição da EuCNC & 6G Summit, que decorreu em Antuérpia (Bélgica).
Luís Pessoa, Filipe Borges Teixeira e Manuel Ricardo, investigadores INESC TEC, representaram o Instituto neste importante evento na área das Comunicações e do 6G; no stand, estiverem presentes os projetos CONVERGE, TERRAMETA e SuperIOT – os dois primeiros coordenados pelo INESC TEC.
No seguimento de uma visita à Universidade de Rice (E.U.A.), o investigador Luís Pessoa esteve envolvido na organização do workshop “Reforçar a Cooperação EU-US no Desenvolvimento de Infraestruturas Experimentais 6G”, cujo objetivo passou por fortalecer as relações entre a Europa e os Estados Unidos da América na área de infraestruturas de investigação, contando com representantes do 6G-SNS (do lado europeu) e da National Science Foundation (do lado americano). Durante o workshop, foi apresentado o projeto europeu CONVERGE, que visa desenvolver ferramentas para a criação de uma nova área de investigação no âmbito do 6G. A 6G-SNS, também designada por SNS-JU, é uma iniciativa de cooperação que junta diversas entidades para o desenvolvimento de comunicações 6G, que integra o INESC TEC enquanto coordenador do projeto TERRAMETA.
No mesmo evento, foram apresentados dois artigos científicos da autoria de ambos os investigadores referidos, bem como de outros investigadores do INESC TEC: CONVERGE: A Vision-Radio Research Infrastructure Towards 6G and Beyond e A Deep Learning Approach in RIS-based Indoor Localization. O primeiro foca-se no desenvolvimento das ferramentas e da arquitetura do sistema a ser desenvolvido no âmbito da próxima geração de comunicações. Já o segundo está relacionado com o projeto TERRAMETA, e a viabilidade de redes sem fios de alto débito apoiadas por superfícies inteligentes reconfiguráveis.
“A EUCNC é uma das mais importantes conferências na área das comunicações, com um foco adicional nas comunicações 6G e nos projetos europeus que estão na vanguarda do desenvolvimento desta nova tecnologia. A presença alargada na conferência – stand, workshop e dois papers – permitiu excelente momentos de networking com parceiros nacionais e internacionais, bem como novas oportunidades de colaboração em novas propostas de projeto”, referem Luís Pessoa e Filipe Borges Teixeira.
“É, sem dúvida, uma experiência a repetir, pelo valor acrescentado deste tipo de exposição”, concluem os investigadores.
A EuCNC & 6G Summit 2024 decorreu em Antuérpia (Bélgica), em junho deste ano. O evento foca-se em diversos aspetos das telecomunicações: desde a implementação do 5G e IoT móvel, até aos avanços na área do 6G e dos futuros sistemas e redes de comunicações – contando com um programa diversificado e uma zona dedicada à exposição de soluções tecnológicas inovadores.
Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.